As conseqüências do filme Além da Escuridão continuam na série em quadrinhos Star Trek ongoing pela IDW. Na edição anterior vimos as repercussões da incursão da Enterprise no espaço Klingon, a desestabilização emocional de Spock, além da volta da Seção 31. Apresentamos para você um resumo da continuação destas aventuras com a tripulação indo corajosamente em direção ao desconhecido.
Na edição número 21, Spock é afetado pelo Pon Far, e seguindo o caminho do episódio “Amok Time”, a única solução é ir para Nova Vulcano encontrar sua futura consorte. Enquanto isso, os Klingons planejam iniciar uma guerra fria com a Federação e a Seção 31 procura os Romulanos para uma estranha aliança.
Após o encontro, os Romulanos avaliam a proposta. Embora não confie nos humanos, o senador está disposto a aceitar a aliança para tirar proveito, uma vez que a Seção 31 prometeu entregar uma tecnologia (não mencionada) em troca. Desconfiados de que a Seção 31 queira a matéria vermelha, eles não exitarão em usá-la contra a Federação se cair em mãos humanas.
Já em Nova Vulcano, Spock tenta explicar a situação para a ciumenta Uhura. Mais uma vez vemos o episódio “Amok Time” sendo contado. A escolha dos pretendentes durante a infância, através de um elo mental inquebrável e a consumação matrimonial durante a fase adulta para evitar o Pon Farr.
Spock diz que durante sua saída de Vulcano por conta da Academia da Frota, ele liberou T´Pring dessa obrigação, achando que estaria livre dos sintomas. Mas não foi o suficiente.
Nesse instante, Spock é acometido de nova crise e com reação mais forte, a febre Plak Tow. Uhura socorre seu companheiro impedindo T´Pring de aproximar.
Kirk discute com Sarek sobre deixar ou não Spock em Nova Vulcano. O capitão sugere perguntar a Spock Prime, mas Sarek informa que ele saiu para uma missão além da colônia. Sendo um caso desconhecido para os conhecimentos médicos de McCoy, nada mais resta a Kirk, se não deixar Spock aos cuidados do seu pai e prosseguir na missão de 05 anos, a contra gosto de Uhura.
Na Enterprise, enquanto Kirk conversa com Uhura lamentando a situação, uma chamada de emergência vem de Nova Vulcano, é T´Pring. Ela informa que durante a cerimônia de preparação, Spock é consumido pela febre de forma tão violenta, que fica descontrolado, agredindo todos, incluindo Sarek e fugindo.
Kirk oferece ajuda de uma equipe que descerá a colônia, mas T´Pring alerta que Spock possa se juntar aos Sasaud.
Nesta nova linha de tempo temos uma situação diferente para os Vulcanos. Explicando sobre os Sasauds, T´Pring diz que com a destruição do planeta natal, nem todos os vulcanos conseguiram acasalar com seus companheiros e foram consumidos mentalmente pela febre, levando ao estágio inicial dos primitivos antecessores. Vivendo próximo a uma vulcão, eles são os Sasauds (“desaparecidos” em vulcano).
Kirk, Uhura, Sulu e Mccoy descem no local onde foram localizados sinais vulcanos. Próximos ao vulcão, eles estão com trajes especiais.
Durante a busca o grupo é atacado. Kirk e Uhura tentam convencer Spock a voltar para receber tratamento, mas transformado, Spock diz que sua casa é com os Sasauds.
Em outra parte da galáxia, um líder Klingon ordena o primeiro assalto a Federação, determinando o alerta a sua frota. Apesar da advertência de outro Klingon quanto ao general Kor não estar sabendo dessa missão, uma vez que os novos motores de dobra e as novas armas ainda não foram testados, ele mantem sua ordem. “Nós esperamos o bastante para nossos inimigos verem o que já construímos”.
Aguarde a continuação dessa história. A edição número 23 está agendada para o dia 17 de julho.