Além da Escuridão – Star Trek estreia hoje no circuito brasileiro. Agora que os maiores segredos sobre o longametragem estão sendo do conhecimento geral, temos mais alguns detalhes sobre a produção. Veja novos designs de conceito e storyboards para figurinos e naves do filme, inclusive os que não chegaram a ser aprovados.
Film Sketcher, um blog dedicado ao designs de filmes de ficção científica e TV, revelou projetos – alguns usados e outros não – para os figurinos vistos em Além da Escuridão. Michael Kaplan atuou como figurinista no filme, e recrutou Constantine Sekeris, Christopher Ross, Keith Christensen e outros para conceber os vários projetos para os Klingons, a tripulação da Enterprise e, claro, Harrison.
“O roteiro geral é sombrio e assim os trajes refletiram esse mundo”, disse Kaplan ao Clothes on Film. “Como prequels para a série de TV dos anos 60, esses dois filmes que eu projetei com J.J. Abrams remetem a esse período de tempo na sua essência. Enquanto trabalhava nos dois filmes eu sempre tive livros com estilistas Rudy Gernreich, André Courrèges, Paco Rabanne e Pierre Cardin a mão para me ancorar nesse período”.
Discutindo os capacetes ostentado pelo Klingons, Kaplan observou, “Os capacetes abordam uma série de características que os klingons têm sem ter que mostrá-los. Você sabe que eles são Klingons, porque eles têm as testas … mesmo quando eles estão usando seus capacetes você pode sacar.”
Kaplan abordou a questão da roupa usada por Alice Eve (Dra. Carol Marcus), em uma cena particularmente controversa. “Depois de tentar ao meu jeito reinventar o sutiã, os resultados foram tão perturbadores que a intenção da cena teria sido perdida”, Kaplan explicou ao Clothes on Film. “Eu não vou dizer mais nada …”.
O projeto do traje no vulcão e os trajes espaciais foram um desafio. “Todos eles foram construídos pela Film Illusions, e trabalhei sem um obstáculo”. Kaplan acrescentou: “Estes não eram trajes simples, uma vez que os sistemas de ventilação, refrigeração, áudio e iluminação eram necessários. Conforto e segurança dos atores estavam sempre a nossa segunda preocupação”.
“O traje de Spock é para protegê-lo do calor do vulcão”, disse Kaplan ao Guardian. “Eu nunca tinha visto um traje espacial em cobre, e eu acho que o cobre é muito bonito. Fui pelo visual mais do que o raciocínio correto. O cobre é provavelmente o pior material para usar quando você está tentando se proteger contra o calor. Deveria haver ventilação no capacete para que ele não embaçasse, de modo que Zachary Quinto não ficasse suando.”
Conceito Klingon por Constantine Sekeris.
Alguns designs que não foram utilizados.
Conceito de nave Klingon não utilizado por Harald Belker, que trabalhou por um tempo na produção.
“Fui contratado principalmente para desenvolver a nave Klingon, eu também estava livre naquele momento em que ele foi escrito que teríamos alguma nave Klingon”, disse Belker ao Film Sketcher.
“Scott (Chambliss) teve a idéia de colocar 3 torres juntas. Eu teria gostado de desenhar os mais Warbirds. Eu não conseguia ver três torres arbitrárias movimento no espaço, sem orientação direcional …”.
Primeiro design da nave de Harrison.
Três designs conceituais de aliens por Neville Page, Michael Kaplan e Constantine Sekeris.
A criação do planeta Nibiru por Andrea Dopaso.
“Eu trabalhei no desenvolvimento do “Planeta Vermelho”, para a abertura do filme, com vegetação alienígena, e também no processo de desenvolvimento de idéias para o planeta Klingon”, disse Andrea.
“Scott queria alcançar um ambiente acolhedor vermelho, sedutor para a civilização primitiva do planeta. Mas para o mundo Klingon ele estava olhando para um planeta devastado, não só pela guerra contínua, mas pela natureza do próprio planeta, consumido por erupções tóxicas e produtos químicos, derramamentos de todos os tipos. Isto criou uma condição miserável para a vida de seus habitantes.”