Giacchino mostra trecho do tema de Harrison

Michael GiacchinoO compositor Michael Giacchino falou em detalhes sobre a trilha sonora de Além da Escuridão, incluindo uns insights sobre os personagens do filme. Além disso ele nos deu um bônus dessa trilha mostrando um clipe da gravação de um trecho que refere-se ao tema do vilão John Harrison.

Michael Giacchino esteve em Lucerna, na Suíça, neste fim de semana para uma série de três concertos do evento “Star Trek – Live”.

Ele participou de um bate papo com o público presente e respondeu algumas perguntas sobre o trabalho de composição do novo filme de Jornada. Aqui estão alguns trechos.

Durante o Q & A, Giacchino disse que o filme tem “mais de 100 minutos de música” e que a partitura deste difere daquela feita para o filme Star Trek.

É um filme muito mais sombrio. Eu acho que Star Trek tem mais de um sentido de aventura em curso, ao passo que Além da Escuridão é mais um tipo de perigo psicológico que está acontecendo nos bastidores. Então, a música é bem diferente. É muito mais sombria. É mais interna. Não é tão festiva como Star Trek, em muitos momentos. E o filme em si fala de temas do mundo de hoje – tipo da situação geopolítica no mundo. E é também inclina-se pesadamente sobre o que está acontecendo no mundo hoje ao contar a história.

O compositor entra em mais detalhes sobre a partitura da música para o personagem de Benedict Cumberbatch, dizendo que ficou empolgado com o vilão.

Foi muito interessante entrar na cabeça dos personagens novos. Benedict Cumberbatch está no filme e ele é incrível … Ao assistir o filme, eu fui capaz de conseguir atingir isso por seu desempenho. A primeira peça de música que eu escrevi para o seu tema era o tema-vilão. E eu não vou dizer quem é o vilão, porque eu não tenho permissão … Mas vendo sua performance deu-me uma idéia e eu mal podia esperar para sentar e escrever a sua música para o filme.

Giacchino falou sobre outros novos elementos de suapartitura, dizendo.

Além do “cara mau” eles há um tema novo para um novo personagem- o almirante que está envolvido. (Presumivelmente o almirante Marcus). Há alguns alienígenas não especificados que fazem uma aparição no filme (provavelmente falando sobre os Klingons), há temas para eles. Há um monte de coisas novas.

Mas ele também falou sobre como elementos de sua partitura a partir de Star Trek criaram essa nova trilha sonora.

É claro que para Além da Escuridão eu usei alguns dos temas que estão presentes em Star Trek. Kirk e da Enterprise são partes de um tema. Eles estão sempre destinados a ficarem juntos, a nave e o capitão. Assim o tema principal está lá. Há também uma variação sobre o tema de Kirk, que é um tema mais pessoal para ele. Além da Escuridão realmente aprofunda mais nos assuntos pessoais que ele enfrenta e onde ele está em sua vida. Por isso, é mais adequado adaptar esse tema em algo mais emocional.

Durante o evento foi perguntado se ele usou algum tipo de outro tema clássico da série original, e Giacchino disse que há um pouco.

Em Além da Escuridão eu fiz de forma furtiva… há um momento muito curto onde fiz isso furtivamente. A única razão por eu fazer isso é que eu tinha acabado de escrever e desligar meu computador e disse a mim mesmo “está feito”. Entrei no Twitter e alguém twittou para mim “Você pode por favor, usar um dos temas de uma das séries para o novo filme?” … e eu pensei: “OK, OK” e assim eu subi as escadas e lá estava que eu sempre particularmente amando isso … assim que vai estar lá para você encontrá-lo.

Veja o clipe da gravação sobre o tema de Harrison.

Fonte: TrekMovie