A Haus der Kulturen der Welt (“casa das culturas do mundo”) de Berlim, espaço para óperas e concertos no meio do parque Tiergarten cuja arquitetura lembra a forma de uma ostra, terá nesta sexta-feira, dia 22, a apresentação uma ópera Klingon completa. Os bilhetes custam 10 euros, mas os participantes vestidos como Klingons pode ter dois bilhetes pelo preço de um.
A ópera intitulada ‘U’, que tem direção artística de Floris Schönfeld e composições de Eef van Breen, é cantada em klingon e – segundo o site da HKW – usa instrumentos musicais do povo alienígena, conhecido por aparecer nas séries e filmes de Star Trek. É possível adquirir ingressos online e quem aparecer vestido de klingon ganha dois pelo preço de um.
‘U’ reconta a lenda do herói Kahless, que depois de ser traído por seu irmão é forçado a descer ao submundo e criar a lâmina Bat’leth – a famosa espada curva klingon que apareceu pela primeira vez na TV em Jornada nas Estrelas – A Nova Geração – e assim derrotar o tirano Molo. Em tradução livre do idioma klingon, “u” quer dizer “universo” ou “universal”.
O trabalho do grupo Klingon Terran Research Ensemble já roda espaços teatrais menores há quatro anos. ‘U’ faz parte de um programa da Haus der Kulturen der Welt dedicada à “música não-humana”. Entre as próximas atrações há o concerto com músicas compostas por computador, a apresentação de Sir Elton Junk (um robô meio centauro, meio carrinho de supermercado), uma orquestra de animais e a “orquestra espacial” de Jerry Dammers, um dos fundadores da importante banda britânica The Specials.
Fonte: Omelete