Aos 82 anos de idade faleceu Ralph McQuarrie, que foi um dos primeiros ilustradores a redesenhar uma nova nave Enterprise, após o cancelamento da série original. Ele também trabalhou em Star Trek IV: A Volta Para Casa contribuindo com vários cenários. McQuarrie tornou-se também um dos responsáveis pelo visual da saga Star Wars, além de outros conhecidos filmes no cinema.
Ralph McQuarrie faleceu de morte natural, no sábado, na sua residencia em Berkeley, California.
Após o cancelamento da série original, Gene Roddenberry já tinha um projeto de lançar a saga de Jornada no cinema. Star Trek: Planet of Titans foi uma das primeiras tentativas de trazer Kirk e Spock a telona. O filme ficou em desenvolvimento de 1976 a 1977 antes de ser abandonado.
Ken Adam (famoso por ilustrar filmes de James Bond) foi contratado para ser designer da produção de Rodddenberry. Adam esboçou novos conceitos para a nave Enterprise com um casco de engenharia achatado triangular. Ralph McQuarrie foi contratado para fazer o desenho conceitual e pinturas, com variações da Enterprise de Adams, muitas das quais eram imagens especulativas não com base no roteiro então inacabado.
“Não havia roteiro, nós estávamos apenas imaginando, chegando com todos os tipos de idéias. Eu fui capaz de apresentar o meu conceito de asteróides habitados, o que novamente foi utilizado quando os planos para o longa-metragem foram lançados alguns anos depois”, disse McQuirie em uma de suas últimas entrevistas.
O conceito de entrada numa base asteróide foi reaproveitado em Star Trek III: A Procura de Spock, na entrada da doca espacial.
Mais tarde o desenho da nave triangular, aperfeiçoado por McQuirrie, foi homenageado em “Unification, Parte I” da série A Nova Geração, como a nave “B-24-CLN”.
Em Star Trek IV: A Viagem Para Casa, McQuarrie foi novamente requisitado para desenhar idéias conceituais e projetos para uma San Francisco do século 23, para a sede da Frota Estelar, shuttlecrafts, o tanque das baleias, e conceitos de storyboard para a sequência surreal de viagem no tempo.
Além de ter sido o ilustrador de Darth Vader e Chewbacca, ele também trabalhou na série Battlestar Galactica (original), nos filmes Encontros do Terceiro Grau, O Milagre Veio do Espaço, Os Caçadores da Arca Perdida, E.T. o Extra-Terrestre, Jurassic Park e Cocoon, que lhe valeu um Oscar.