A maior exposição até o momento da clássica série de televisão Jornada nas Estrelas desembarcou este mês em Berlim, Alemanha, para a alegria dos fãs europeus da franquia, que poderão conferir as réplicas de naves, os cenários, e os trajes do programa que originou diversos filmes e séries.
Star Trek the Exhibition é a maior coleção de artefatos autênticos e informações de Jornada já colocados em exposição pública, apresentando sets, figurinos, peças de museu e objetos de valor inestimável de todas as cinco séries de televisão e onze longas-metragens, incluindo o novo filme.
Produzida pela CBS Consumer Products e por Premier Exhibitions, a exposição iniciou sua viagem em 2007 e desde então tem passado por várias localidades americanas e canadenses e agora através do continente europeu.
Star Trek the Exhibition (ou sua versão em alemão “Star Trek: Die Ausstellung”) começou sua exposição na Alemanha neste domingo, após passar por Valência, na Espanha, e ficará até até o dia 31 de outubro, e cerca de 40% dos itens são novidade em comparação à mostra na Cidade das Artes e as Ciências espanhola.
Lá os visitantes poderão ver uma réplica exata de cinco metros de comprimento da nave Enterprise, que foi usada nas filmagens de várias cenas do filme “Star Trek” e um dos elementos mais simbólicos desta exposição de 1,2 mil metros quadrados. A reprodução da nave se encontra encravada entre a ponte de comando original da Enterprise do capitão James Kirk, Spock, Pavel Chekov e Nyota Uhura, entre outros, e o que talvez seja o grande tesouro da mostra: o inimitável e até o momento nunca exibido “teletransportador”.
“O fator mais inovador desta exibição é a presença inédita do teletransportador original”, garantiu o diretor do parque temático cinematográfico de Potsdam, Friedhelm Schatz, na apresentação para a imprensa.
A luz negra pisca rapidamente sobre o cenário de base circular onde os personagens de Jornada se situavam para o teletransporte… e agora qualquer fã pode registrar esse momento e guardar uma foto para o álbum particular enquanto imita, solenemente, a saudação vulcana.
A título de curiosidade, um painel próximo explica que um dos efeitos mais famosos da série surgiu de uma necessidade econômica, já que nos anos 60 ficava muito mais barato filmar uma “teletransportação” do que ter de simular com efeitos especiais uma aterrissagem em um planeta estranho.
A exposição reúne dezenas de armas originais, trajes autênticos e acessórios, réplicas de naves em pequena escala e máscaras artísticas de exemplares das diferentes raças que aparecem nesta franquia.
Entre eles, os fãs sorriem ao descobrir em diferentes vitrines e entre dezenas de objetos, a nave Phoenix 940, a cadeira do capitão Picard, uma espada Klingon com forma de lua crescente, um rifle Remano, e máscara dos guerreiros Kazon, e a máquina de transfusões.
Tudo é absolutamente original e guardado com especial cuidado, segundo os promotores desta iniciativa, nos armazéns dos estúdios “CBS” nos Estados Unidos, e em outros lugares espalhados pelo mundo.
Os organizadores, que investiram nesta iniciativa um total de 1,6 milhão de euros (equivalente a US$ 2,3 milhões), estimam que a amostra atrairá cerca de 130 mil pessoas.
Na saída, junto à pequena loja de souvenirs com produtos de Jornada que encerra a exposição, Spock olha fixamente para os visitantes e, como não podia ser diferente, despede-se com famosa frase: “Vida longa e prosperidade”.
Agradecimentos ao colega Ramelo pela informação no Forum do TB.
Fontes: agência EFE e FFESP (Frota Estelar São Paulo)