Sutherland lembra trabalho na Série Animada

Você sabe quem ganhou o primeiro Emmy para a franquia? Não foi a série original, nem A Nova Geração ou nenhuma das séries seguintes. Pelo contrário, foi a Série Animada. O desenho animado de Jornada foi produzido pela Filmation Studios, com 22 episódios de meia hora, e escrito por conhecidos nomes do sci-fi, incluindo Walter Koenig, Margaret Armen, David Gerrold, Howard Weinstein, DC Fontana, e outros. A direção na maioria dos episódios coube ao veterano Hal Sutherland. O Star Trek.com entrevistou o diretor que lembrou seu tempo nesta produção.

Em 1975, a série ganhou o Daytime Emmy Award na área de “Melhor Programa Infantil” para a temporada 1974-1975 da televisão. Ela derrotou o Capitão Canguru e A Pantera Cor de Rosa.

Com exceção do Alferes Chekov (Walter Koenig), todos os personagens regulares da série original continuaram a aparecer, com a voz dos atores originais, embora Koenig tenha escrito um episódio para a série.

Quem realmente comandava a série? E como foi o envolvimento de Gene Roddenberry com a produção? 

“Eu mantive o controle absoluto de todas as partes da produção. Adjacente ao meu escritório executivo, existia uma sala, onde Gene e eu consultávamos os scripts. E se eu tivesse a oportunidade de fazer qualquer animação ou esboço, etc, este era o ponto de controle. Gene era um perfeccionista surpreendente. Ele analisou os scripts entregues a ele por Dorothy Fontana, às vezes duas ou três vezes, fazendo alterações para atingir a perfeição que ele tanto desejava. Ela trabalhou entre Gene e os escritores freelance. Chegamos a um ponto em um tempo que eu tive de dizer a Gene que estávamos ficando perto de ultrapassar o prazo de entrega da primeira produção. Ele imediatamente me passou o script, e foi novamente rever e me disse: “Oh, me desculpe, Hal. Obrigado por me avisar. Isso é tudo que eu tenho que saber. Se eu ficar preso em uma outra rotina, é só pegar o megafone a me dar um bom sopro! ”

Você acabou fazendo muito mais na Série Animada do que o inicialmente previsto. Por quê?

“Eu procurava desesperadamente encontrar um casal de artistas de storyboard com experiência para trabalhar exclusivamente no projeto de Jornada. Esqueça! Não havia ninguém que possuía as qualificações necessárias ao projeto. Eu finalmente tomei a decisão de fazer todos os esboços de storyboards e projetos, e planejar os efeitos especiais e mesmo o trabalho de câmera. Se eu pudesse, em seguida, encontrar alguém para me seguir e fazer os esboços e terminar meus desenhos grosseiros, eu achei que poderia ser capaz de manter um controle sobre tudo. Finalmente, obteve um rapaz com o nome de Brad e logo depois uma jovem chamada Dawn candidatou a um emprego no estúdio. Eu testei a sua capacidade de desenho, seguindo as instruções que eu queria em um desenho de storyboard. Ela mostrou-se adequada e eu esperava que na hora ela iria melhorar. Sentei-me com ambos na sala próxima ao meu escritório para manter o controle de seu trabalho artístico, foi uma batalha dura e exigente. Passei uma boa parte do tempo sobre seus esboços, fazendo correções sempre que necessário, e tentando educá-los. Pouco a pouco, eles melhoraram e exigiram menos controle.”

“Eu projetei um sistema de ações elaborado para implementar toda a produção. A regra de ouro foi a utilização de 30% de filmes em arquivoe 70% de filmagens novas. Esta fórmula parecia manter o estúdio dentro da área de orçamento e permitia animadores completar as cenas que não exigem uma abundância de talento. Uma grande parte da atenção estava voltada para duplicar a sensação e aparência da série “ao vivo”, na qual o público estava acostumado. Utilizou-se o elenco original de atores da série para dublagens e nos demos bem com todos. Na verdade, eu tenho orgulho de dizer que éramos realmente uma grande equipe trabalhando em conjunto. Agendar gravações às vezes era delicado como os atores estavam de plantão na câmera ou executar em outro lugar. Sua dedicação à nova série foi maravilhosa, cada um deles.”

Qual foi a reação da rede para os primeiros episódios que eles viram da Série Animada?

“Quando o primeiro episódio foi finalmente concluído e apresentado aos funcionários da rede, eles estavam muito entusiasmados e satisfeitos com o que viram. Pouco tempo depois de ir ao ar, a série foi classificada como número um no ranking. Quase simultaneamente, quando a produção estava completa (em uma temporada), era hora de eu sair, pois meu tempo tinha acabado de acordo com o contrato.”

Qual episódio da Série Animada que você mais gostou?

“Um que se destacou para mim foi o “More Tribbles, More Toubles”. Na concepção de (continuar) histórias da série original nos episódios animados foi a única e estava cheia de humor.”

Você acabou dirigindo a maior parte dos episódios, mas outros diretores trabalharam na série produzida numa breve segunda temporada. Como você tenta estabelecer as bases para aqueles que seguiram você?

“Eu já havia anunciado a (co-fundadores da Filmation) Norma (Prescott) e Lou (Scheimer) que eu realmente iria sair do estúdio. De certa forma, me senti culpado, sabendo que a produção dentro do estúdio ia sofrer muito. Eu tinha feito o melhor de mim para estabelecer uma série de procedimentos muito antes do fim do meu mandato. Se eles seguissem esses procedimentos, todos provavelmente iriam se dar bem, e eu acredito que realmente seria difícil fazer com que os outros seguissem os padrões do meu trabalho. Tanto quanto outros diretores assumir a seguir à minha saída, depois de todos esses anos eu tenho certeza de curto prazo de espaço no meu sótão lá em cima e mental teria que ler algo a nota que estava dirigindo alguns episódios (mais tarde) na série.”

Jornada ganhou um Emmy na época em que você trabalhou. Você e sua família já haviam se mudado de Los Angeles para Washington, quando recebeu o telefonema que a Série Animada tinha sido indicado a um prêmio. O que aconteceu depois? 

“Esta notícia foi emocionante e eu espalhei a todos os nossos amigos e vizinhos que a Filmation tinha ganahdo o Emmy. Mais tarde, lembro-me de reunir a família para assistir a cerimônia de premiação comigo. Eu esperava fazê-los orgulhosos do que tínhamos conseguido, de alguma forma. Sentado na frente da TV, eu observava com ansiedade como as indicações de melhor série animada apareceram. Lou e sua família estavam lá em Nova York, onde as festas aconteciam. Isso eu sabia de antemão, mas o que veio a seguir me pegou totalmente de surpresa. O envelope foi aberto e o nome de Jornada foi anunciado como vencedor na sua categoria. Lou subiu ao pódio para fazer seu discurso de agradecimento e depois de um momento ou dois, começou a falar de “alguém” que deveria estar lá ao lado dele para receber o prêmio. Ele contou que a série nunca poderia ter sido produzida sem essa pessoa e os seus incansáveis ​​esforços para colocar a série juntos. Lágrimas brotaram nos olhos quando ele falou essas palavras. Então ele incrivelmente afirmou que o crédito deveria ir para Norm Prescott! Creio que foi um dos momentos mais decepcionantes da minha carreira, ao ouvir isso de alguém que eu considerava meu melhor amigo. Eu nunca comentei isso com Lou em todos os anos daqui. Embora eu realmente queria lhe perguntar “Por quê?”

A Série Animada está em DVD. Como se sente ao saber que quase 40 anos depois, muitas pessoas ainda estão assistindo e gostando da Série Animada?

“A série de Jornada continua mostrando, ao longo dos anos, para novos públicos e idosos em todo o mundo. Recebi recentemente uma carta da Ucrânia pedindo alguns autógrafos para um companheiro e um irmão que ainda estão exibindo a série. É tão incrível que a popularidade ainda esteja lá e, aparentemente, em toda parte. Convenções ao redor do mundo são também fascinantes de participar, com chances de conhecer fãs da infância, que são cultivados e entretem seus filhos com essas séries que ainda estão disponíveis na TV. O agradecimento pelo trabalho que fizemos naquela época é muito pessoal e gratificante.”

Onde você mora agora e o que está fazendo nestes dias?

“Washington ainda é a nossa casa, e os arrependimentos de deixar amigos na Califórnia já desapareceram. Eu ainda gosto de pintar e visitar o mundo da arte em todo o país. De vez em quando eu localizo uma Saturday Evening Post magazine em algum lugar, que imediatamente me traz de volta as memórias de infância, agora especiais.”