Ben Vereen é uma das figuras mais versáteis de Hollywood, um performer que alcançou sucesso como cantor e dançarino, bem como no palco, no cinema e na televisão como ator. Vencedor do Tony Award, ele tem seus créditos na minisérie Raízes, Grey’s Anatomy, Chicago, Law & Order, entre outros. Sua participação em A Nova Geração foi como o pai de Geordi La Forge, o comandante Edward M. La Forge, no episódio “Interface”. StarTrek.com conversou com ele, que lembrou dessa sua atuação.
Vamos falar de “Interface”. Embora você nunca realmente tenha compartilhado cenas com LeVar Burton em Raízes, você e ele se tornaram amigos, como resultado da minissérie. Você mais tarde apareceu no programa de Burton, Reading Rainbow. Podemos supor que foi idéia de Burton trazê-lo a bordo em “Interface”?
“Foi idéia de LeVar. Eu havia saído da reabilitação depois do meu acidente de carro em 1992. Eu tinha acabado de fazer Jelly’s Last Jam através de Gregory Hines, meu bom amigo. Gregory havia deixado a série e eu estava fazendo isso com Brian Mitchell e Phylicia Rashad. Eu estava no meu camarim e recebi uma carta da Paramount dizendo que eles queriam que eu fizesse A Nova Geração. E eu fiquei animado. O que eles não sabiam era que em toda a minha recuperação eu estava assistindo episódios de A Nova Geração, que um amigo havia me dado. Quando eu estava trabalhando no meu caminho de volta, eu coloquei Jornada (na lista), e agora estava sendo convidado para fazer um episódio. Foi impressionante. Depois fui para a Paramount e eles me deram um uniforme, e eu fui o Dr. La Forge, pai de Georgi. Tive a honra e, para este dia, eu agradeço a LeVar Burton por isso. Foi um grande presente.”
Sua participação não era apenas de um figurante. Foi realmente um papel sólido em um episódio com um conceito intrigante …
“Minha esposa (interpretado pela falecida atriz Madge Sinclair), ficou perdida em um warmhole e eu tinha que dizer a Geordi isso, que ela foi dada como morta. Esta era a premissa sobre o episódio. Eu nunca fui na Enterprise, mas eu estava na minha nave. Todo mundo estava falando como seria, se A Nova Geração continuasse, deles mostrarem Dr. La Forge em sua nave.”
Qual foi sua reação na primeira vez que se viu no uniforme azul de comando do Dr. La Forge?
“Eu chorei. Lágrimas. Lágrimas. lágrimas reais. Eu olhei no espelho e chorei. Saí para o cenário, LeVar me viu, e disse: – “Bem-vindo ao século 21. Bem-vindo a Jornada. A Nova Geração”. Foi lindo. Foi um momento bonito.”
Você ainda ouvi os fãs de Jornada comentarem sobre o seu papel?
“Você sabe o que é louco? Eu tenho ido em algumas convenções e as pessoas têm o meu trading card (cartas colecionáveis com dados sobre personagens). Recebo cards enviados para mim da Alemanha, da Suíça, da África, da China, e eles são de pessoas que querem que eu assine o meu card do personagem para enviá-los de volta para eles. Estou realmente em um trading card de Jornada. Isso é muito legal.”
Burton te venceu, no entanto. Ele tem bonecos de ação que se parecem com ele …
“Isso é verdade. Mas talvez eu venha a ter um boneco de ação um dia, também. E, você sabe, eu queria o Dr. La Forge usando uma viseira. Mas eles me disseram que Geordi não estava usando a viseira mais. Teria sido ótimo ter pai e filho com as viseiras.”
No que mais você está trabalhando atualmente?
“Eu tenho o meu novo álbum, e que se chama “Ben Vereen: Stepping Out Live”. E eu fiz alguns shows (ao vivo) em apoio a isso. Há um documentário que está sendo feito sobre mim, então eu tive as câmeras seguindo-me por um tempo, e você vai ver um monte de rostos familiares, amigos e associados, que estão sendo entrevistados. Estou fazendo um trabalho recorrente em “How I Met Your Mother”. Wayne (Brady) e Neil (Patrick Harris) são incríveis. Esse elenco todo é magnífico. Então, eu estou me divertindo.”