Os atuais roteiristas de Jornada, Roberto Orci e Alex Kurtzman, estão na produção de Cowboys and Aliens, que está sendo filmado no Novo México. Mas, ao mesmo tempo em que dupla está as voltas com um roteiro de western, eles também estão trabalhando numa história para a sequência de Star Trek, e aparentemente o ambiente do filme de bang-bang poderia dar-lhes inspiração para o de ficção. Veja a seguir.
A entrevista foi feita pelo site Craveonline algumas semanas atrás. Selecionamos os trechos mais importantes.
O que significa o cenário de Cowboys and Aliens no trabalho em Star Trek 2?
Roberto Orci: Bem, ele inspira um pouco. Jornada foi Wagon Train of the Stars ( Caravana Para as Estrelas). Não é como Gene Roddenberry estabeleceu? Então agora nós estamos fazendo as Estrelas virem para a Caravana (com Cowboys and Aliens) e agora começamos a voltar. Assim começamos a relaxar sobre o que nós estamos fazendo aqui, eu espero que estando recuperados um pouco venhamos a inspirar as decisões certas”.
Onde vocês estão no roteiro? Vocês, pelo menos, tem um primeiro rascunho?
Roberto Orci: “Eu diria que estamos no meio da história. A meio caminho de todos voltarem sobre o que falamos e vermos se realmente cola. Nós construímos um pequeno castelo e agora estamos pinçando daqui e dali para ver se permanece, nós sabemos o que temos”.
Os filmes de westerns ou bang-bang eram muito populares na década de 50 e 60, com séries de TV do estilo Wagon Train (caravana em direção ao Oeste americano), antes que fosse criado Jornada. Gene Roddenberry escreveu para vários deles, incluindo The Virginian, Boots and Saddles e Have Gun Will Travel. Embora nunca tenha escrito algo do estilo Wagon Train, ele muitas vezes disse que usou isso em seu projeto de Jornada. Aqui está uma descrição do Museu de História da Televisão sobre o “Grande Pássaro da Galáxia”:
Como The Lieutenant (último trabalho de Roddenberry antes de Jornada), os episódios de Jornada comentam sobre questões sociais e políticas em um cenário militar (ainda futurista). Roddenberry descreveu Jornada como “caravana para as estrelas”, porque, como as séries populares (da época), suas histórias focam sobre os indivíduos “que viajam para promover a expansão de nossos horizontes”. Jornada nas Estrelas foi a primeira série de ficção científica a descrever um futuro pacífico e Roddenberry frequentemente creditou o sucesso duradouro da série, a mensagens positivas de esperança para um futuro melhor.
Um exemplo de filme sci-fi que partiu do gênero Western foi em 1981 com Sean Connery, chamado Outland, que foi inspirado no clássico western High Noon (Matar ou Morrer), mas definido em uma lua de Júpiter.
Mas o gênero também inspirou alguns episódios de Jornada como Spectre of the Gun (Série Clássica), Fistful of Datas (A Nova Geração) e North Star (Enterprise).
Cowboys and Aliens é um filme de Jon Favreau, que tem no seu elenco Daniel Craig, Olivia Wilde e Harrison Ford. A história se passa durante o período do Velho Oeste, em que vai ocorrer uma invasão extraterrestre. E para ganhar esta batalha – pistoleiros, índios, criminosos – põe suas diferenças de lado e unem-se contra um inimigo comum.
Fonte: Trek Movie