Depois de 21 semanas de exibição nos cinemas, Star Trek encerrou oficialmente sua apresentação. O filme ainda está sendo mostrado em alguns poucos cinemas americanos (incluindo alguns IMAX), mas os distribuidores não irão mais acompanhar o seu desempenho. Na contagem final, a partir de quinta-feira passada, o filme arrecadou cerca de 385 milhões de dólares a nível mundial, o que certamente é um grande sucesso, especialmente para uma franquia que foi dada como morta por alguns.
Segundo o site Box Office Mojo, a arrecadação de Star Trek nos EUA foi de 257,7 milhões de dólares ao longo de 147 dias de exibição, incluindo 28,1 milhões para IMAX. Isso torna o filme a maior bilheteria e maior participação da franquia nos cinemas americanos.
Para o estúdio, o longametragem acabou batendo expectativas, superando dois principais concorrentes em maio de 2009, nos EUA: X-Men: Wolverine ($ 179.9 milhões) e Exterminador: A Salvação ($125,3 milhões). O filme também superou outras franquias que sofreram reboot: Batman Begins e Casino Royale.
Apesar do sucesso no mercado americano e canadense, a nível internacional, o filme foi regular. De acordo com o distribuidor internacional, Star Trek trouxe $ 127.2 milhões no restante do mundo. Em percentual, Star Trek ganhou cerca de 1/3 do total de sua arrecadação dos outros países, o que é baixo para os modernos filmes de grande orçamento (exceto para as comédias). A maioria dos grandes filmes ganham perto de 50%, e alguns (como A Era do Gelo 2 e Anjos e Demônios) até 70% ou mais fora dos EUA. O filme teve um bom desempenho nos países de língua inglesa (Reino Unido, Irlanda, Austrália e Nova Zelândia), onde a sua posição competitiva não era diferente da classificação americana. No entanto, no resto do mundo, o filme não figurou como um blockbuster de Hollywood, ficando mais como um filme mediano. Por exemplo, no Reino Unido arrecadou $ 35.2 milhões, mas na Coreia obteve $ 5.7 milhões, no México $ 3.4 milhões, na França $ 7.0 milhões.
O próximo passo do estúdio é o lançamento em vídeo. O filme está recebendo três versões (nos EUA): 1 disco de DVD, 2 discos de DVD, 3 discos de Blu-ray, além de alguns jogos especiais para video game. Os executivos da Paramount esperam que as vendas sejam um grande fator para aumento dos lucros.
Embora a satisfação da Paramount com a produção de J. J. Abrams, para o sequel entrar na categoria dos $ 500 milhões dos “super blockbusters”, a equipe vai precisar encontrar uma maneira de aumentar seu apelo ao público que não é fã, principalmente os de língua não inglesa.
Fonte: TrekMovie