Depois de anos sendo adorado pelos fãs no papel do onipotente “Q” em Jornada, o ator John de Lancie disse estar um pouco cansado do personagem. Numa entrevista ao site SciFi Scanner, De Lancie falou sobre interpretar novamente o irreverente “Q” e também a respeito do mais recente filme Star Trek dirigido por J. J. Abrams.
O ator e diretor John de Lancie esteve presente em 12 episódios de Jornada, abrangendo três séries da franquia. Iniciou no episódio piloto de A Nova Geração em 1987, com participação especial em Deep Space Nine e Voyager. Mesmo após ter se afastado das séries, seu trabalho continuou na franquia. Ele também desempenhou o personagem nos vídeo games Star Trek: The Game Show e Star Trek: Borg. Além disso, de Lancie co-escreveu o romance “I, Q” com Peter David e fez adaptações em áudio para vários romances, incluindo Q-in-Law, com Majel Barrett e Dark Mirror. Em 1996, fundou o Alien Vozes com Leonard Nimoy e o escritor Nat Segaloff, uma produção em áudio de várias histórias sci-fi. Atualmente, De Lancie dirige uma versão futurista de Madame Butterfly.
Leonard Nimoy está reimaginando o scifi com o novo Star Trek. O que você achou do filme?
De Lancie: “Eu achei que realmente Abrams tinha dado vida e toda uma nova maneira de olhar para uma franquia muito honrada. E creio que era certamente o momento para fazê-lo dessa forma. Aquelas frontalmente didáticas séries mostraram que eles estavam fazendo-as, no final, um pouco antiquadas. Este filme fez sentir algo novo e fresco, e Leonard (Nimoy) estava formidável. Eu acho que eles de alguma maneira foram capazes de tirar a franquia do suporte de vida e fazer retornar com seus próprios pés. Talvez há 40 anos atrás era novo, mas eles tiveram muitas séries de televisão e muitas tentativas vãs, e este filme foi muito refrescante. Minha esposa ficou chorando na primeira parte (cena da USS Kelvin). Eu fiquei como que: “não posso acreditar”. Leonard me disse que eles estavam realmente fazendo um bom trabalho com os personagens, e ele estava certo. Então foi legal.
E quanto a tentar interpretar novamente “Q” no próximo filme?
De Lancie: “Ah, não. Eu digo que os anos passaram, e que estou ficando um pouco cansado de só fazer “Q”, porque faço um monte de outras coisas. Em quase todo o lugar que você vai, as pessoas se aproximarão e dirão: “Oh meu Deus, você é de Star Trek”. Mas eu estava na Síria recentemente, e as pessoas me paravam na rua, vinham até mim para dizer, “Meu Deus, acabamos de ver Breaking Bad” (famosa série de televisão americana em que teve participação). Isso foi uma surpresa. E foi ótimo”.
Fonte: Trek Today.