O site TrekWeb conversou com o ator e diretor Tim Russ, o oficial vulcano Tuvok da série Voyager. Nessa entrevista exclusiva Russ falou sobre diversos aspectos da franquia de Jornada, incluindo o filme de J. J. Abrams Star Trek, seu trabalho na série de Berman e sobre a produção independente Star Trek: Of Gods And Men, na qual ele dirigiu.
Como você se envolveu com o filme não oficial Star Trek: Of Gods And Men?
Fui abordado por Sky Conway para dirigir uma produção independente baseada em Jornada. Ele não tinha um script naquela altura, então colaboramos com uma história com Ethan Cawlk e Jack Travino.
Como foi dirigir ícones de Jornada tais como Walter Koenig (Chekov) e Nichelle Nichols (Uhura)?
Ambos foram muito surpreendentes, em seus respectivos papéis. Nichelle acabou trabalhando na sua própria característica, de maneira que ela fez algumas mudanças no diálogo de última hora, mas nós chegamos bem no final. Na ocasião houve algumas diferenças de interpretação ou linhas de escolha, mas também superamos estes obstáculos.
Você está satisfeito com a resposta positiva dos fãs em relação a Star Trek: Of God And Men?
A resposta foi maravilhosa e sim eu fiquei muito satisfeito com ela.
Existe a possibilidade de um sequel de Of Gods And Men? Ou outro filme independente baseado em Jornada?
Não neste momento.
Qual é sua opinião sobre a produção de J.J. Abrams?
Alguma coisa do enredo foi semelhante à Of God And Men. Eu achei que o trabalho foi magnífico. Eles fizeram um excelente trabalho de contar uma história na qual qualquer um, mesmo aqueles não familiarizados com Jornada poderia apreciar, e isso foi esperto.
Agora, vamos falar de Voyager. Você criticou no passado as mudanças na série com entrada de Sete de Nove (Jeri Ryan). Pode explicar?
Achei que o seu personagem foi concebido para a atração sensual na série. A atriz era muito talentosa e fez um excelente trabalho em seu papel. Mas eu acreditava que o personagem era muito similar a Tuvok no seu comportamento.
O que lhe dá mais saudades sobre ter trabalhado em Voyager?
Tive saudades de trabalhar com meus companheiros de elenco e com a produção. Eles foram aqueles que tornaram a coisa divertida naqueles longos dias e noites de filmagens.
Em geral, você ficou feliz com as histórias de Voyager?
Sim, muito. Eles tiveram brilhantes histórias.
Você está familiarizado com a coleção de livros Star Trek Titan, em que Tuvok trabalha com o capitão Riker na USS Titan, após seu retorno à Terra?
Sim, tenho dois deles, embora eu não os tenha lido ainda.
Para mais informações, visite o site de Russ e o site oficial de Of God And Men.