O Trek Brasilis apresenta um resumo da última edição de Star Trek: Countdown, os acontecimentos anteriores a Star Trek. O que levou Nero e Spock a retornarem ao século 23? Veja como iniciará o filme. Spoilers.
Nesta última parte temos Nero confrontando várias naves Klingons comandadas por Worf. Levando nítida vantagem sobre as aves de rapina, Nero intima o general Worf a se render e ir a bordo de sua nave, mas Worf tem um plano.
Ao se aproximar da Narada em uma nave auxiliar, vários Klingons em trajes espaciais saem em direção ao casco da nave para cortá-la. Mas o ataque surpresa foi descoberto pelos romulanos ao perceberem que a nave de Worf fez uma pequena parada antes de prosseguir. Nero prepara uma armadilha e ordena que continuem com a acoplagem da nave Klingon.
Enquanto isso, em Vulcano, Spock prepara-se para aquela que seria sua jornada final, ir ao interior da Hobus e inserir a matéria vermelha. La Forge faz os últimos ajustes. A nave Jellyfish atende somente ao comando vocal de Spock. Ao serem informados de que naves Klingons enfrentam Nero em batalha próximo a fronteira do Império, Spock decide partir imediatamente e Data e Picard dirigem-se a Enterprise para seguirem ao local da batalha e ajudarem os Klingons, se possível.
A bordo da Narada, Worf e alguns guerreiros Klingons atacam a área de carga matando os romulanos que se encontram por lá. Worf decide ir a ponte de comando para caçar Nero.
“Nero! Saia e me enfrente, romulano”, diz Worf diante da ponte vazia da Narada, “Saia e morra com honra!”.
“Worf, não podemos ter uma conversa civilizada?”, ironizou Nero, falando de outro local, “Você está sendo usado pela Federação, assim como Spock me usou para conseguir o que queria. Você acha que eles se importam com os Klingons?”.
“Cale-se Romulano! Vou encontrar você em breve”, disse Worf segurando sua adaga.
Nero: “Muito bem….eu esperava que um homem como você entendesse meu ponto de vista, mas você fez sua escolha…Eu li sobre você nos bancos de dados da Enterprise e sei que você só poderia ser abatido se fosse………de surpresa!”.
Quando uma espécie de tentáculo surge e atravessa o corpo de Worf.
“Eu usarei a mesma tática contra o seu povo. Após destruir Vulcano e a Terra, irei a esse chiqueiro de fim de mundo que vocês Klingons chamam de terra natal…..E toda a galáxia irá sentir a dor de Romulus”, disse Nero.
Ao chegar ao local, a Enterprise só encontra destroços de naves Klingons. A Narada se descamufla e solicita comunicação. Nero fala com Picard e Data informando que Worf encontra-se em sua nave quase a morte, propondo um acordo para que o Klingon seja transportado para a Enterprise. No entanto, Picard e Data sabem que ao baixarem os escudos a Narada irá atacar, mas Data resolve arriscar, pois a vida de Worf está por um fio.
Como imaginado, assim que a Enterprise baixou seus escudos e transportou Worf, Nero ordena abrir fogo. Apesar de seus esforços em levantar os escudos o mais rápido possível, a Enterprise é seriamente atingida: danos nos decks 1 a 26 e sem velocidade de dobra. No entanto, consegue restaurar suas defesas e prosseguir na batalha.
“Tenho de dar crédito a vocês cavalheiros. A Enterprise é mais resistente do que eu imaginava. Eu adoraria ficar e terminar nosso pequeno jogo, mas estou atrasado para um rendezvous com Spock”, disse Nero ao descobrir que Spock não se encontra na nave da Federação. Assim, ordena a partida imediata em direção a Hobus. Ainda em reparos de seus motores dobra, a Enterprise é obrigada a esperar por algum tempo.
Em Hobus, Spock lança a matéria vermelha. A estrela sofre um processo de implosão e está encolhendo. Ao que parece foi um sucesso. Nesse momento chega a Narada.
Nero: “Spock. Você conseguiu, não é? Salvou o seu povo e tudo isso a custa da morte do meu. Você me usou, Spock. Usou minha nave, minha tripulação. Minha confiança em você! Mas não terminei!”
Ayel: “Capitão! A singularidade está curvando o espaço a nossa volta!”.
Nero: “Toda potência nos motores!”
Ayel: “Sem efeito. Ela está nos puxando para dentro!”
A Narada está sendo levada para dentro da singularidade e Nero nada pode fazer.
“Spock! Eu terei minha vingança! Eu terei min….!”, disse Nero antes de sumir no buraco negro.
Spock salvou a todos com a implosão da estrela e o desaparecimento de Nero, mas o preço é alto, a Jellyfish também está sendo levada para a singularidade.
“Para os meus amigos que ouvirem essa mensagem, não sofram. Não é lógico. A necessidade de muitos supera a…”, transmitiu Spock até desaparecer.
A Enterprise chega ao local, mas é tarde, sem sinal de Spock ou de Nero.
“Ele sabia que isso ía acontecer. Ele sabia que não escaparia. Ele sacrificou-se para nos salvar. Que sua alma viva muito e prospere”, finalizou com pesar Picard.
Assim termina a última edição de Star Trek: Countdown, mas sua história não acaba aí, ela continuará no filme. Desse modo, poderia a cena do trailer em que a Narada sai de uma anomalia ser o início do filme? Só resta aguardar.