Mais uma vez o produtor e diretor J. J. Abrams teve de responder sobre um assunto que parece não ter fim, “A ausência de Shatner no novo filme”. Ao site ACM, Abrams revelou que chegaram a escrever uma cena para o velho capitão da Enterprise em forma de flashback. Veja porque essa cena não fez com que Shatner voltasse a franquia.
Segundo Abrams, Shatner também contribuiu para que sua participação no filme não acontecesse, “Realmente, escrevemos uma cena para o Shatner, na qual ele estava em um flashback ou algo do tipo. Mas a verdade é que não ficou do jeito certo. A questão maior é que ele dizia em voz alta que não queria fazer uma ponta. Nós tentamos desesperadamente colocá-lo no filme, mas Shatner fazia-se muito claro ao dizer que queria que o filme focasse sobre ele significativamente, o que, sinceramente, ele merece”, disse o diretor.
A obediência ao cânon e a coerência da narrativa também foram obstáculos a entrada do velho capitão Kirk, “A verdade é que a história que estamos escrevendo requer uma certa fidelidade ao cânon de Jornada e uma consistência da narrativa”, comentou Abrams que aproveitou para criticar os fãs de Shatner, “É engraçado, que muitas pessoas que estavam clamando por ele neste filme, são as mesmas que dizem que deve-se aderir ao cânon. Pois bem, seu personagem morreu no cinema. Talvez um grupo de cineastas mais inteligentes possa descobrir como resolver isso”, alfinetou. O escritor Roberto Orci esclareceu ao site Trek Movie que fizeram essa cena antes da greve, embora ele considere que tecnicamente não seja um flashback.
Fonte: Trek Movie