Roteiristas fazem críticas e elogios a Jornada XI

Os elementos constantes nos últimos rumores sobre o script de Jornada XI foram motivos de reclamações por parte de um roteirista da série original, Harlan Ellison.

Harlan foi o autor do episódio da Série Clássica “Cidade à Beira da Eternidade”, que, segundo o site IESB, será usado na trama do filme. O roteirista enviou uma mensagem em seu site pessoal, mostrando o seu descontentamento pelo fato de usarem a história sem a sua autorização. “Alguém deveria sugerir a essas pessoas (da produção) que “Cidade” e seus elementos pertencem ao autor Harlan Ellison, de acordo com a clásula de separação de direitos do MBA (regulamento dos escritores)”, protestou o escritor acrescentando que o estúdio lucra bilhões de dólares com a franquia e não reconhece ou recompensa os artistas que trabalharam nela. Segundo o filho do criador da série, a Paramount obteve todos os direitos sobre Jornada nas Estrelas após a morte de seu pai, nos anos 90. O estúdio não se pronunciou sobre o caso.

Outro que mostrou descontentamento com a produção de J. J. Abrams foi o produtor executivo e roteirista do fanfilm New Voyages, James Cawley. O produtor disse ter tido a oportunidade de ver o projeto da nova nave Enterprise de Jornada XI, e que este não lhe agradou. “Eu vi a nova Enterprise. E por alguma razão não gostei”, comentou Cawley. “Eu creio ser a NCC-1701, sem as letras A, B, C, D ou E, e é certo que ela não se parece com a 1701 que vi quando criança”, criticou o produtor. “Eu não concordo com a mudança de tais designs, que já estão arraigados em nossa cultura. É desnecessário”, comentou. Na opinião de Cawley, não há nada de errado com a franquia, “Eu não sou contra mudar o elenco, mas Jornada não está acabada, ela não precisa ser consertada, re-imaginada ou algo do gênero, mas espero que o filme seja um sucesso”, finalizou o produtor. Ainda não foi apresentada oficialmente nenhuma foto da nova nave Enterprise.

Já o escritor Eric A. Stillwell, que co-escreveu “Cidade à Beira da Eternidade”, disse ao site TrekWeb que está animado com a possibilidade de ver alguns dos elementos deste episódio na história de Jornada XI. Eric também escreveu o episodio “Yesterday’s Enterprise” para a série A Nova Geração, e revelou que o roteiro original de “Yesterday’s Enterprise” era diferente do apresentado na TV e que poderia ter certa similaridade com o script do filme. “A história inicial do episódio que eu desenvolvi para A Nova Geração envolvia Sarek e o portal do tempo. Um universo alterado, onde o Império Romulano-Vulcano conspirava para destruir a Federação, roubando o Guardião da Eternidade para usá-lo em seus propósitos. Sarek (e não Guinan) tenta convencer Picard a retornar no tempo para restaurar a linha temporal”, comentou o roterista, que lançou um livro “The Making of Yesterday’s Enterprise” falando sobre a primeira versão do episódio.

E por falar em roteiro, o escritor John August disse em seu blog que a greve dos roteiristas poderá ter impacto no filme de Jornada XI, embora a produção do filme tenha negado tal fato. John August disse que J. J. Abrams e Lindelof Damon (produtores executivos do filme) são roteiristas e membros do sindicato WGA, que representa os grevistas. “Assim sendo, como membros, não lhes é permitido escrever para TV, cinema ou teatro, enquanto a greve durar. Eles não podem escrever ou mudar uma palavra do script a partir da data em que começou a greve”, escreveu August, acrescentando que o diretor, mesmo que venha a ter alguma idéia de mudar o trecho de um diálogo, durante as filmagens, só poderá anotar para posterior utilização, após o fim da greve. A paralisação dos roteiristas, que já dura duas semanas obteve a adesão de Abrams e Lindelof. O produtor J. J. Abrams disse que continuará honrando o contrato e o cargo de diretor de Jornada XI e que as filmagens prosseguirão normalmente, embora não venha a mexer em uma só linha do roteiro, até o fim da greve. Segundo o site Variety, a greve já causou mudanças de cronograma em, pelo menos, um dos filmes previstos para 2008. “Anjos e Demônios”, uma seqüência de “O Código da Vinci”, teve seu lançamento adiado para maio de 2009. Estrelado por Tom Hanks, conhecido fã de Jornada, rumores dão conta de que com a agenda livre, não será surpresa se o ator fizer uma ponta em Jornada XI.

O Sindicato dos Roteiristas e a Aliança dos Produtores de Hollywood agendaram uma reunião para o próximo dia 26 de Novembro para retomarem as negociações e, quem sabe, pôr um fim definitivo à greve.

Fontes: TrekWeb e The TrekMovie Report
Edição: Nívea Doria