De acordo com o site The TrekMovie Report, o produtor e diretor de Jornada XI, J. J. Abrams já tem todo o elenco principal formado para o início das filmagens, mas ainda busca por artistas para ocuparem as vagas dos personagens secundários, cuja seleção está em fase final. Uma fonte de dentro da Paramount confirmou ao site o interesse de J. J. Abrams por Josh Lucas para o papel do personagem Christopher Pike, mas que o ator não seria o único preferido pelo estúdio.
O site também revelou que, dos personagens do segundo escalão, os pais de Kirk surgirão pela primeira vez em Jornada, e que outros já conhecidos aparecerão novamente na telona, como Sarek e Amanda Grayson, pais de Spock (interpretados originalmente por Mark Lenard e Jane Wyatt), além de um novo personagem, que ficou conhecido como “o capitão da Federação” e que não seria o capitão Pike. Embora as filmagens estejam bem próximas, esse aparente atraso no fechamento de todo o elenco não preocupa a produção, uma vez que a programação inicial se dará com os personagens já anunciados, ficando as próximas cenas para os personagens de menor importância. “Existem vários candidatos (aos personagens secundários) que serão chamados a qualquer hora, mas a produção procura se certificar de que estará escolhendo os melhores possíveis para os papéis”, disse a fonte do site.
Outra informação refere-se à alteração do começo das filmagens que passou para o dia 07 de novembro, dois dias após a data anteriormente anunciada. Embora exista a ameaça de greve dos roteiristas para esta semana, a produção do filme disse que não haverá mudanças na programação. De acordo com o The TrekMovie Report, Abrams conversou com os artistas do elenco principal e obteve o compromisso deles de que nada iria mudar em relação ao que já ficou estabelecido. “J. J. (Abrams) e eu estivemos por longas horas reunidos com o grupo”, comentou o roteirista Orci ao site sobre o acerto com o elenco, acrescentando que, mesmo assim, eles estarão prontos para mudanças de última hora, caso ocorram. O site VarietyVariety listou Jornada XI, entre outros, como um dos filmes em produção que não será afetado pela possível greve dos roteiristas.
Fonte: The TrekMovie Report
Edição: Nívea Doria