O editor chefe da IDW, Andrew Steven Harris, foi entrevistado pelo site TrekWeb, onde comentou sobre o futuro dos livros e quadrinhos de Jornada nas Estrelas publicados pela editora.
Harris revelou que podem ser lançados livros referentes à era pós-Nemesis em um universo separado dos novels de Jornada produzidos pela Pocket Books. “Todo o nosso material será compatível com o cânon oficial, mas a campatibilidade com cânon não oficial é uma outra história”, disse o editor ao TrekWeb acrescentando que dificlmente os escritores iriam ler todos os livros de Jornada já pubicados de forma a poderem criar histórias meticulosamente de acordo com as edições anteriores.
Harris acredita que as histórias dos comic books são bastante diferenciadas e não haveria sentido em perder tempo procurando seguir tudo à risca. “Gastar horas e horas procurando por novos fatos nos livros, apenas para agradar um pequeno número de leitores, limitaria as histórias que queremos contar. Alguns livros já se contradizem”, justificou o editor, “Mas você pode achar que as histórias da Pocket Books são mais autênticas, o que seria uma visão perfeitamente legítima Por outro lado, alguns leitores poderiam sentir que como publicamos comic books deveríamos considerar o que está sendo feito pela Marvel, como quase canônico”, observou Harris.
A editora Marvel lançou várias HQs de seus heróis ignorando o que já havia sido publicado pela Pocket Books sobre os mesmos personagens. Segundo o representante da IDW, a empresa pretende também seguir seus próprios caminhos, e nega pretenção de fazer qualquer adaptação a outros livros como os produzidos por William Shatner (Kirk). “Não pretendemos estender o material da Pocket Books, mesmo porque estamos interessados em criar nossas próprias histórias. Tentamos comportar todo o tipo de continuidade não canônica da melhor maneira possível. E nunca saímos do caminho para intencionalmente invalidar outras histórias, mas se um paradoxo não canônico ocorrer é o que acontece quando às vezes acionamos a velocidade de dobra”, brincou o editor, acrecentando. “Quanto aos livros de Shatner, não há planos no momento. É claro que, como qualquer plano inicial, está sujeito a mudanças, mas não discutimos essa possibilidade ainda. Não a vemos em um futuro imediato”.
Após adquirir os direitos de Jornada nas Estrelas, a editora IDW Publishing apresentou (no mercado americano) as minisséries Star Trek – The Next Generation: Intelligence Gathering (seis edições) e Star Trek: Year Four (cinco edições), baseadas em A Nova Geração e na Série Clássica. Seguindo o sucesso de sua primeira minisérie chamada Star Trek: Klingons – Blood Will Tell, a editora lançou sua mais recente coleção, entitulada Star Trek: The Aliens Spotlight. Cada edição (seis ao todo) da minisérie retrata uma raça específica da franquia. Seu lançamento se deu em agosto e começou com os Vulcanos.
Infelizmente, até o momento, não há qualquer previsão deste material ser lançado no Brasil, mas quem sabe o que o futuro nos reserva?
Fonte: TrekWeb
Edição: Nívea Doria