TB já assistiu ao boxset Diário do Capitão!

Considerando que, pelo menos nos Estados Unidos (e estou certo de que, logo, logo, no Brasil), todos os episódios de todas as séries de Jornada nas Estrelas já foram lançados em DVD, a idéia das coletâneas é bem interessante.

Primeiro, porque atende a um outro tipo de mercado consumidor de Star Trek: aquele público mais geral, que nunca pretendeu adquirir todos os episódios de todas as séries. Segundo, porque dá uma chance de observar certos segmentos de um outro ângulo, de preferência com novos extras para acompanhar.

É exatamente esse o principal atrativo de Diário do Capitão, a primeira antologia de episódios de Jornada a aportar em terras brasileiras. O Trek Brasilis teve acesso aos discos e agora traz um relato exclusivo do que esperar deste lançamento!

O conceito

O pacote faz parte da série de “coleções de fã” promovidas nos Estados Unidos, que adota uma fórmula simples e interessante: os fãs votam em que episódios gostariam de ter no box-set.

No caso do Diário do Capitão, além de dois episódios escolhidos pelos fãs, cada disco contém um segmento escolhido pelos protagonistas das séries — os capitães de Jornada nas Estrelas. As cinco séries (Série Clássica, A Nova Geração, Deep Space Nine, Voyager e Enterprise) e seus respectivos capitães (William “Kirk” Shatner, Patrick “Picard” Stewart, Avery “Sisko” Brooks, Kate “Janeway” Mulgrew e Scott “Archer” Bakula) estão contemplados.

São cinco discos, um para cada série. Cada um contém três episódios (um do capitão, dois dos fãs), sendo que, em dois casos (A Nova Geração e Deep Space Nine), um dos episódios escolhidos pelos fãs é um duplo. Contando-os como dois, chegamos a um total de 17 episódios no pacote.

Para acompanhar, uma série de pequenas entrevistas com cada um dos capitães, assim como introduções para alguns dos episódios, figura em cada disco.

O áudio e o vídeo

Os fãs que reclamaram a ausência de som Dolby Digital 5.1 nos últimos lançamento de Jornada no Brasil pode aproveitar essa chance: aqui, todos os episódios estão com som 5.1.

De resto, a transferência de vídeo é exatamente a mesma que temos nos DVDs de temporadas das séries — que é muito boa em alguns casos e menos boa em outros (Nova Geração, principalmente, mas por culpa de fatores de produção, uma vez que essa série foi finalizada em vídeo, em vez de película, propiciando uma resolução final mais baixa).

As escolhas

Alguns capitães podiam ter escolhido melhor seus episódios. Especialmente deprimente é Patrick Stewart, que escolheu “In Theory, da quarta temporada, simplesmente porque foi dirigido por ele — sem levar em conta que o segmento nem chega a ser dos mais fortes no ano em que foi exibido, que dirá na série inteira.

Felizmente, os fãs de A Nova Geração compensaram a falha, e selecionaram os bons “Chain of Command” e “Darmok”, ambos excelentes veículos para o mal-agradecido Patrick Stewart…

Em Deep Space Nine, Avery Brooks tentou cometer o mesmo erro e escolher um episódio que ele dirigiu, mas felizmente o segmento escolhido acabou sendo bem melhor: o clássico “Far Beyond the Stars”, possivelmente um dos melhores da série.

Acompanhado por “What You Leave Behind”, o último episódio da série, e o também clássico “In the Pale Moonlight”, em que Sisko joga a ética pela janela para arrastar os romulanos para a guerra, o disco de DS9 acaba sendo o mais recompensador, no que diz respeito aos episódios — vale também destacar que nenhum desses episódios apareceu no Brasil ainda em DVD.

Voyager poderia ter sido melhor: tanto Mulgrew como os fãs parecem ter errado o alvo. “Counterpoint”, escolhido pela capitã, quebra um galho, mas dificilmente figuraria numa lista “top 10” da série. Na lista dos fãs, “The Omega Directive” melhora um pouco as coisas — mas não muito — e “Flashback” é uma das oportunidades mais perdidas da história da franquia; apesar de trazer uma participação especial de George Takei como o capitão Sulu, o segmento não sobrevive às expectativas criadas.

Enterprise traz dois bons episódios (“Judgment”, escolhido por Bakula, e “First Flight”) e uma tragédia: “These Are the Voyages”, o controverso segmento final da série.

Terminando pelo começo, os fãs da Série Clássica jogaram com segurança, escolhendo os dois principais episódios “romulanos” do programa, “Balance of Terror” e “The Enterprise Incident”. Shatner também apostou no certo e elegeu o inesquecível “The City on the Edge of Forever” como seu episódio favorito.

Os extras

Ninguém deve se entusiasmar tanto com os materiais exclusivos dos discos. Os extras são curtinhos e os menus são todos estáticos. (Uma informação importante é que os menus estão em inglês. Segundo a Paramount, a sincronização do lançamento com o do mercado americano impediu a tradução dos menus. Mas a empresa enfatiza que todos os episódios, salvo os de Enterprise, têm dublagem em português, e todos, inclusive os de Enterprise, têm legendas em português.)

O filé está mesmo no primeiro disco, em que o sempre engraçadíssimo William Shatner faz a introdução do episódio “The City on the Edge of Forever” ao lado da atriz Joan Collins (que interpretou Edith Keeler no segmento clássico).

Patrick Stewart, em compensação, só falta dizer que não gosta de Jornada nas Estrelas. Sua principal ênfase fica em como sua participação na série foi um “desvio” de sua carreira como ator shakespeareano de teatro no Reino Unido.

Avery Brooks e Kate Mulgrew também não apresentam grandes insights. Depois de Shatner, o melhorzinho mesmo é Scott Bakula, que parece genuinamente interessado em Jornada nas Estrelas e feliz por ter podido participar da franquia.

Considerações finais

Quem pretende comprar todas as temporadas de todas as séries talvez não se sinta muito compelido a adquirir esse pacote. Mas ele possui um apelo especial para os fãs:

– que são apressados, e não querem esperar, por exemplo, a chegada da sétima temporada de Deep Space Nine para ver o último episódio em DVD;

– que são colecionadores, e querem ter *tudo* que for lançado de Jornada nas Estrelas;

– que já têm todos os episódios em VHS, e curtem os DVDs sobretudo pelos extras;

– que não pretendem comprar tudo, mas querem ter episódios selecionados em DVD.

No fim das contas, Diário do Capitão talvez tenha sua melhor serventia para dar de presente para aquela pessoa a quem você quer explicar do que se trata Jornada nas Estrelas.