Os roteiristas Robert Orci e Alex Kurtzman vêm concedendo várias entrevistas à imprensa, em razão da apresentação de estréia do filme ‘Transformers’. E, como não poderia ser diferente, falaram um pouco mais do novo filme de Jornada nas Estrelas.
Sem revelarem mais detalhes sobre a história do filme, os roteiristas comentaram com o site SuperHeroHype a respeito do material consultado. Disseram que, embora já tivessem conhecimento de Jornada bem antes de serem convidados a produzirem o roteiro, ainda assim precisaram fazer a “lição de casa” (vendo livros, filmes, episódios) para não cometerem enganos. “Muito já foi consultado”, disse Orci, acrescentando que não foi preciso ver todos os filmes e episódios para consolidar a história.
Segundo o site The TrekMovie, Orci revelou que o livro do veterano consultor da franquia, Michael Okuda (The Star Trek: Encyclopedia), assim como o site americano Memory Alpha, foram algumas de suas fontes de pesquisa, sem contar que obtiveram a ajuda de outras pessoas, com conhecimento detalhado dos eventos de Jornada, para aprofundarem sobre determinados assuntos. “Ter um pesquisador de plantão apenas para dizer o nome de tal personagem em referido episódio. Isso nós tivemos”, disse o roteirista.
Com relação às produções anteriores no cinema, revelaram que o filme ‘Jornada II – A Ira de Khan’ serviu de inspiração para eles e esperam repetir a fórmula de sucesso de Harve Bennett. “Nós temos sido grandes fãs da franquia desde quando crianças. Ter a emoção de assistir no cinema a ‘A Ira de Khan’ pela primeira vez é o que queremos que as pessoas experimentem. Queremos capturar esse tipo de condução emocional. Jornada para nós é sobre amizade e família”, disse Orci.
Já em comparação à produção de “Transformers”, Orci comentou ao The Latino Review que a criação do roteiro dos autobots foi mais difícil que a de Jornada, por eles já conhecerem melhor o universo de Gene Roddenberry. No entanto, a responsabilidade sobre a franquia de Jornada tornou-se ainda maior, por ela ser conhecida mundialmente. “Em Jornada, nós não temos a vantagem ou não podemos nos dar ao luxo do fato de que ninguém a tenha visto. As pessoas sabem o que Jornada significa. Então se você nunca viu Jornada ou algo sobre ela, esse filme é para você. Se você é um fã, irá ver um filme diferente, porque verá, sem dúvida, referências”.
Seria então uma re-imaginação de toda a franquia? “Mais ou menos”, disse Orci ao site IESB. “Depende dos olhos de quem vê”, acrescentou Kurtzman. “Nós não podemos dar uma resposta definitiva. Mas não é precisamente um prequel (história que narra eventos anteriores aos já ocorridos). É como uma introdução ao mundo de Jornada”, disse o roteirista revelando que eles fizeram o script do filme tendo em mente certos atores, na esperança que fossem responder positivamente. Mas recusaram-se a falar sobre nomes.
Fonte: TrekWeb
Edição: Nívea Doria