Falando ao site da emissora MTV, os escritores Robert Orci e Alex Kurtzman deram algumas dicas de como será a história de Jornada XI e comentaram sobre os rumores da presença ou não de atores da série original.
“Provavelmente será chamado apenas de Jornada nas Estrelas”, confirmou Kurtzman sobre o título do filme que mostrará o começo do relacionamento entre Kirk e Spock.
“Na verdade, nós tentamos capturar o espírito (da franquia) corretamente”, acrescentou Orci. “É sobre família, é sobre amizade, mas há também muito mais”, disse o roteirista.
“Acredito que exista uma abordagem humanística em Jornada que você sente em toda a narrativa”, disse Kurtzman referindo-se à amizade antagônica entre Kirk e Spock. “Raças diferentes estão se reunindo e formando laços de amizade e família sem igual. Isso é o núcleo do espírito de Jornada”, comentou.
Kurtzman observou ainda que o criador da série, Gene Roddenberry, introduziu, com muita inteligência, um tipo de comentário político nos debates entre os personagens, sobre a época da Guerra Fria. “Ele criou o lado de Jornada como uma resposta à Guerra Fria. De certo modo, ele fez uma fantasia sobre a descoberta de um caminho para que todos se unissem e que foi a bandeira usada em todas as versões da franquia”.
Embora, nos dias de hoje, a Guerra Fria tenha deixado de existir, os roteiristas esperam que a adaptação de sua história volte a mostrar discussões similares, aproveitando os temas conturbados de nossos tempos. “O mundo mudou, mas também não mudou”, comentou Kurtzman. “Nós vivemos em um lugar onde existe a ultraparanóia dos outros, e é como se fosse quando Gene inventou a série. De certa maneira, é mais oportuno (falar) agora do que antes. Havia uma paranóia sobre a Guerra Fria. Havia a versão deles de terrorismo. Nós estamos vivendo em um ambiente paralelo agora”.
Sobre a possibilidade do retorno dos atores William Shatner (Kirk) e Leonard Nimoy (Spock) no próximo filme, Orci e Kurtzman não entraram em detalhes, mas confirmaram que tiveram uma reunião com eles. “Tivemos um encontro com eles, apenas para expressarmos nossa admiração e a promessa de que trataríamos a franquia com reverência”. No entanto, mostraram-se surpresos sobre os rumores de que Shatner teria ficado chateado por saber que não iria fazer ponta no filme. “Ficamos surpresos com isso”, disse Kurtzman. “Nós certamente esperamos incluí-lo no filme”, revelou Orci. “Porque temos mais do que reverência e admiração por esse homem”, acrescentou.
Quando perguntados sobre como os novos atores deveriam interpretar os ícones, comentou Orci. “É difícil dizer, porque muitas pessoas que retrataram personagens em Jornada eram diferenciadas. Muito do material de escrita criou personagens do tipo Shakesperiano, de modo que você poderia imaginar seguindo por ambos os caminhos. Poderia imaginar estar aberto à interpretação ou imaginar estar sendo realmente fiel ao original. Nós estamos tentando descobrir como fazer isso”, finalizou.
Fonte: TrekWeb
Edição: Nívea Doria