Durante a entrega do prêmio Saturn Awards, pela melhor direção e melhor filme do gênero fantasia por Superman Returns, o produtor e diretor Bryan Singer concedeu uma entrevista exclusiva ao site The The Trek Movie, na qual fez comentários a respeito de Jornada nas Estrelas. Veja abaixo os pontos mais importantes dessa entrevista.
Perguntado se teria algum projeto para Jornada, Bryan desconversou. “Acho que isso está sendo feito. J. J. Abrams está fazendo um. Nós (da equipe) chegamos a conversar sobre a idéia, mas isso é um compromisso total. Eu não tenho sido capaz de me permitir assumir esse compromisso. J. J. Abrams é brilhante e espero que sua versão aconteça e estou aguardando ansiosamente”, disse o produtor que já revelou ser trekker.
Bryan acha muito cedo para comentar sobre a criação de um novo elenco para a série original, no entanto, acredita que será formidável, se feito com grande convicção. “Qualquer coisa é legal desde que você faça bem”, observou.
A respeito de como conseguiu participar do filme “Nemesis”, comentou o produtor. “Eu entrei no filme como convidado especial porque Rick Berman e Patrick Stewart (Picard) me pediram. Eu conheci o Berman durante a inauguração do Star Trek Experience em Las Vegas. Mas a coisa só aconteceu quando eu comecei a trabalhar com Patrick Stewart (em X-Men). Então, Stewart me perguntou se eu gostaria de fazer parte da história de Jornada como personagem do filme. Sou muito fã da franquia, como poderia recusar?”, disse Bryan, acrescentando que poderia aceitar fazer uma nova participação especial, dessa vez no filme de Abrams, se fosse convidado. “Se eu gostar da maneira como eles seguirão com a história, certamente poderia me ver sentado na ponte de comando da Enterprise, outra vez”, comentou.
Bryan revelou ser fã da série original. Já com relação à série A Nova Geração, respondeu. “Eu gosto dela, mas não muito. A Série Clássica sempre estará em meu coração”.
A respeito dos episódios da série original que mais aprecia, comentou. “Obviamente um é “City on the Edge of Forever”, outro seria “Trouble With Tribbles” e toda a história sobre o planeta Sherman. Eu também adoro “Space Seed”, em retrospecto, porque “A Ira de Khan” é um dos meus filmes favoritos”.
Quanto ao projeto de remasterização, Bryan disse que não chegou a ver os novos efeitos especiais, mas achou interessante, desde que não mexam na essência dos roteiros. “Desde que eles não mudem a performance ou as cores do que os atores estavam vestindo, acho que fica bonito. Os efeitos visuais estão um pouco antiquados. Nós, fãs, temos sempre revisto esses episódios, de modo que vamos ver alguma coisa nova. Desde que não estejam mudando a história”, observou.
Estaria animado por J. J. Abrams estar produzindo um novo filme para a franquia? ”Sim. Eu não acho que seja algo que ele esteja fazendo superficialmente. É algo que ele realmente se preocupa e ele é um cara talentoso. Eu mal posso esperar para ver. Tenho esperanças de que eles (do estúdio) dêem a Abrams dinheiro o bastante para fazer isso certo. É muito freqüente de acontecer com a franquia de Jornada. Eles acabam por cortar orçamentos e cortar e cortar. É muito freqüente de algumas partes começarem a se parecer com filmes de televisão. Eu espero que dêem recursos para fazer isso direito”.
De quanto deveria ser o orçamento se fosse uma produção sua? “Bem. Dependeria de todo o script”, disse sorrindo. “Eu não faria por menos de cem milhões de dólares, se começasse a acrescentar efeitos especiais. Mas isso infelizmente é o custo do tipo de audiência de hoje. Eu não creio que duzentos milhões de dólares para uma produção de Jornada faria dinheiro, mas eu estou certo de que irei ver”, finalizou.
Fonte: The Trek Movie
Edição: Nívea Doria