O episódio de A Nova Geração, “The High Ground” (3ª temporada), que será apresentado durante o Belfast Cathedral Quarter Arts Festival, Irlanda do Norte, está sendo alvo de críticas por parte de algumas organizações políticas locais.
A controvérsia principal refere-se à cena em que o andróide Data afirma que, em 2024, a Irlanda se reunificaria como resultado do sucesso da campanha terrorista.
O site do jornal The Belfast Telegraph informou que algumas autoridades do país vêem o episódio com tendência ao unionismo irlandês (princípio que prega a Irlanda unida). Robin Newton, Conselheiro do Partido Unionista, disse que o episódio não deveria ser censurado, uma vez que as pessoas entendem que a série é apenas um exercício de imaginação. “Agora isso são fatos políticos passados”, disse referindo-se ao tempo dos ataques terroristas no país. “O imaginário de Jornada sobre outros mundos e estranhas criaturas fazendo projeções políticas, que agora provam serem implausíveis, não causarão preocupação aos unionistas”.
O diretor do festival, Sean Kelly, espera que o episódio, além de atrair os fãs da série, venha reascender a discussão sobre a censura à livre expressão no país. “Nós não estamos mostrando isso de um modo simpatizante (ao unionismo) e nem queremos que seja visto como uma propaganda. Estamos mostrando porque os debates crescem em relação à censura”, comentou.
Dada a situação de otimismo político criada no país, Kelly disse que as pessoas verão o episódio como uma divertida história. “As pessoas o verão pelo lado engraçado, de um tempo em que os donos do poder decidiram censurar um episódio popular de ficção científica por causa do que estava acontecendo politicamente naquela época”.
“The High Ground”, que está agendado para passar no festival entre os dias 3 e 13 de maio, nunca foi ao ar, até hoje, pela BBC (inglesa) ou pela RTE (irlandesa).
Fonte: Trek Today
Edição: Nívea Doria