Em entrevista ao site The Trek Movie, o veterano designer Herman Zimmerman, falou a respeito do seu trabalho em Jornada e sobre o novo designer de J. J. Abrams, Scott Chambliss.
Zimmerman esteve em quase todos os projetos de Jornada nas Estrelas, ajudando a definir o visual da franquia. Começando pela Série Clássica, passando por A Nova Geração, Deep Space Nine, Voyager e Enterprise, além de cinco filmes para o cinema, de Jornada V: A Fronteira Final a Nemesis.
Herman Zimmerman comentou sobre o seu começo de trabalho em Jornada, “Eu gostei de ser o guardião da chama, no que diz respeito ao visual da franquia, desde 1987. Eu conheci Gene Roddenberry pessoalmente e sempre fui fã da série original. Eu trabalhei nela quando era um jovem diretor de arte da NBC, nos anos 60. Foi uma época muito boa. Foi mais diversão do que trabalho, mas agora estou aposentado”.
O designer comentou ao site que nunca esperou ser convidado e nem fez força para querer trabalhar no filme de J. J. Abrams, mas não ficou surpreso ao saber que Scott Chambliss foi escolhido para a equipe de produção do próximo filme da franquia, “É natural que pessoas que trabalharam com você no passado orbitem ao seu redor”, comentou. Contudo, um produtor de designer com 16 filmes e série de TVs, como Chambliss, não conseguiu esse trabalho meramente devido à sua longa associação com Abrams, “Você deveria sempre tirar o chapéu para alguém que consegue um emprego como designer de produção porque ele não conseguiu isso por ser o sobrinho de alguém. Ele conseguiu ser designer porque ele mereceu isso. Eu estou certo de que Scott Chambliss fez seu dever de casa e fará um excelente trabalho”, elogiou.
Zimmerman observou que o talento de Chambliss será significativo para as franquias de “Missão Impossível” e Jornada nas Estrelas, “Esses dois ícones das séries de televisão estão sendo redescobertos e Scott tem a oportunidade de reinventar ambos”.
O designer veterano reconhece que a escolha de uma equipe inteiramente nova sinaliza uma mudança para a franquia, “Seu encargo (Abrams) é propor à administração da Paramount uma nova direção para a franquia de Jornada. Sugerir uma idéia que se encaixe na visão de Gene Roddenberry, uma visão positiva sobre o futuro da humanidade, é ainda algo que se adapta dentro do que está acontecendo em nossa sociedade e na ciência de hoje. Isso é inteiramente apropriado neste período e, provavelmente, necessário para que a franquia tenha um novo incentivo”.
Embora não queira mais participar de um novo trabalho na franquia, Zimmerman deu algumas idéias de como poderiam ser os novos designs para o novo filme. Segundo ele, os exteriores não deveriam ser muito modificados em relação à Série Clássica, mas acha que os interiores poderiam melhorar um pouco mais, “A ponte de comando da Enterprise, por exemplo, é uma boa oportunidade”, disse entusiasmado Zimmerman, “Se o filme acontecer no período anterior à série original, espero que eles tomem algumas dicas da funcional e realística ponte de comando da NX-01, da série Enterprise. Se eu estivesse fazendo o desenho, é o que eu faria”.
Mas Jornada não está inteiramente fora dos planos de Zimmerman: ele espera escrever um livro sobre sua vida na produção de designs, principalmente no tempo em que esteve na franquia. Disse também que está aberto a qualquer dúvida da equipe de Abrams sobre o assunto, “Eu ficaria honrado em responder a qualquer questão que eles tivessem”, finalizou.
Fonte: TrekWeb
Edição: Nívea Doria