O falecido ator da Série Clássica James Doohan (Montgomery Scott) terá suas cinzas lançadas em órbita da Terra no dia 28 de abril, na base de lançamento do Novo México.
A empresa Space Services Inc., responsável pelo serviço de envio ao espaço de cápsulas mortuárias, estará organizando uma cerimônia de pré-lançamento em homenagem não só ao ator de Jornada, como também ao astronauta Gordon Cooper e ao escritor da série original de Star Trek John Meredyth Lucas (autor de “Elaan de Troyius”, “The Changelling”, “The Enterprise Incident” e outros), celebridades dentre as duzentas cápsulas que estarão no foguete.
Segundo o diretor da empresa, Charles Chafer, o lançamento se chamará “Vôo Legendário” e estará aberto ao público, embora possam ocorrer problemas quanto ao espaço destinado aos fãs. “Nós estamos prontos. Não há dúvida de que encontraremos um jeito de acomodar todos os fãs que viajarão até aqui e irão querer fazer parte dessa experiência”, disse Chafer.
“Enquanto Scotty viveu, Jimmy viveu para ele”, disse a Sra. Doohan, esposa do ator. “Eu estarei lá para ver o lançamento, sabendo que Jimmy participou de um entretenimento o qual ele amou muito”.
O foguete Spaceloft XL que também levará cerca de dez mil mensagens de fãs em tributo ao famoso engenheiro-chefe da nave Enterprise, carregará apenas uma “simbólica porção” das cinzas do ator, aproximadamente sete gramas. O restante ficará, a pedido da família, na cidade de Puget Sound, Washington.
Gene Roddenberry, criador da série e falecido em 1991, foi homenageado de forma semelhante no chamado “Vôo dos Fundadores” em 1997, organizado pela mesma empresa.
James Doohan faleceu no dia 20 de julho de 2005, aos 85 anos, vítima de pneumonia e Mal de Alzheimer, em sua casa na cidade de Redmond, Estado de Washington.
Fonte: TrekToday