O TrekWeb conversou com os editores Dan Taylor e Chris Ryall, da empresa IDW, que publica as histórias em quadrinhos de Star Trek nos Estados Unidos.
A respeito do IDW seguir o que já foi produzido anteriormente, disse Taylor: “Nós estamos, no momento, focando o que foi ao ar na TV e nos filmes, como canônico, além do que já foi publicado pela Pocket Books (editora responsável pelo lançamento de livros da franquia)”. O editor ainda afirmou que com tantos livros publicados e alguns contradizendo outros, seria praticamente impossível incorporar tudo como canônico.
Ryall disse que a Paramount será ouvida para avaliar se os escritores devem ou não fazer ajustes necessários. “Nós não estamos escrevendo histórias que contradigam qualquer série ou filme, deixando a Paramount decidir se devemos fazer algum ajuste, baseado em algum livro já publicado. Mas se eles nos permitirem contar uma história que contradiga um livro, isso significa que eles não consideram esse livro canônico”, disse.
Sobre a possibilidade de adaptação dos livros produzidos pelo ator William Shatner (Kirk) em forma de comic books, como foi feito com “Ashes of Eden”, comentou Taylor que há nada acertado, no momento, “… mas isso não está descartado completamente”, revelou.
Para Ryall, a editora deseja seguir seu próprio caminho, ao invés de acompanhar o que já foi feito antes. “Eu quero fazer alguma coisa com os livros, antes que enveredemos para outro caminho. Mais uma vez eu digo que apenas queremos deixar nossa marca e não fazer o que já foi feito antes”, finalizou.