A informação dada em primeira mão pelo Trek Brasilis de que a versão remasterizada da Série Clássica de Jornada nas Estrelas chegará ao Brasil em DVD até o fim do ano acaba de ganhar importante confirmação internacional.
Veículos de mídia importantes como o “Hollywood Reporter” e o “Home Media Retailing” trouxeram declarações de Ken Ross, chefe da CBS Home Entertainment (companhia que ficou responsável pelo lado televisivo de Star Trek), dizendo que os episódios clássicos com novos efeitos devem chegar aos EUA nos formatos HD-DVD e DVD normal no final de 2007. Ao que parece, no exterior, os dois formatos serão vendidos juntos.
“A razão pela qual escolhemos fazer isso é que nos dá a habilidade de tornar essas transferências de alta definição da série disponíveis às pessoas que não têm ainda tocadores de alta definição”, disse Ross, segundo reprodução publicada no site The Trek Movie Report.
Para o Brasil, é óbvio que o plano é só lançar a versão DVD padrão — o mercado de HD-DVD certamente não estará maduro até lá. Aliás, até nos Estados Unidos a bagunça é grande, uma vez que dois formatos diferentes disputam a hegemonia: o HD-DVD e o Blu-ray.
Aparentemente, a CBS e a Paramount estão privilegiando o HD-DVD, em detrimento do Blu-ray, mas mantêm o discurso de que produzirão seus discos nos dois formatos — o que significa que a versão Blu-ray de Star Trek deve aparecer no mercado em 2008.
A despeito da guerra HD-DVD/Blu-ray, para quem está safisteito com a resolução do DVD normal, a notícia é excelente, e corrobora as informações obtidas pelo TB de que os primeiros episódios remasterizados da Série Clássica devem pintar em DVD no mercado brasileiro por volta de novembro de 2007.