Agora é oficial. A Série Clássica retornará ao syndication, pela primeira vez em 16 anos, com seus episódios digitalmente remasterizados, para celebrar o 40º aniversário da franquia.
Conforme já publicado pelo TB, o rumor sobre o relançamento da série original de Jornada em alta definição agora se confirma. A CBS Paramount Domestic Television, através de seu representante John Nogawski, anunciou oficialmente que o estúdio está produzindo episódios digitalmente remasterizados da Série Clássica, com novos efeitos especiais, incluindo a trilha sonora.
“Jornada redefiniu a ficção científica e constantemente apresentava um pacote de conceitos que estavam à frente de seu tempo”, disse Nogawski, acrescentando: “dando a série um upgrade digital, usando a melhor tecnologia que temos, ela continuará a ser líder na programação televisiva de hoje, quando nós a introduzirmos para uma nova geração de telespectadores”, afirmou o executivo.
“Nós estamos tendo muito trabalho para respeitar a integridade e o estilo do original”, disse o supervisor de arte cênica Michael Okuda, “Nosso objetivo é sempre perguntar a nós mesmos: ‘O que Gene (Roddenberry) teria feito com a tecnologia dos dias de hoje?’”, comentou Okuda.
Segundo o artista cênico, os quadros pintados ao fundo das cenas ganharão movimento e maior dinamismo. “Os quadros ao fundo das cenas, normalmente estáticos na série original, ganharão vida, com pessoas em movimento, colinas cobertas com nuvens e cachoeiras, se necessário. A visão da Terra no episódio “Miri” foi substituída por uma imagem mais precisa. Agora entramos no espaço profundo e olhamos de volta para nós mesmos”, observou o artista.
Os episódios irão ao ar em mais de 200 emissoras pelo sistema de transmissão em syndication, a partir do dia dezesseis de setembro. O plano do estúdio é dar a todos os 79 episódios da série uma renovação, através de efeitos gerados por computador, utilizando tecnologia de alta definição, segundo artigo da revista TV Guide.
No entanto, o syndication não seguirá a ordem de apresentação normal da série. O primeiro episódio a ir ao ar será “Balance of Terror”, a saga dos romulanos, que mostrará uma nova aparência das naves em combate. “Isso nos dá a chance para realmente mostrarmos uma nova Enterprise”, disse o artista. “O exterior da nave será mais profundo e detalhado e ela voará mais dinamicamente”, explicou Okuda à revista.
A remasterização dos episódios não ficará somente nos efeitos visuais, o som passará a ser de alta qualidade. O tema de abertura de Alexander Courage foi regravado em estéreo digital, com uma grande orquestra e uma cantora fazendo o famoso vocal. O monólogo de Shatner: “Space, The Final Frontier…”, terá também a sua versão digitalizada.
Amostra de como ficará a Enterprise em CGI
1) O espaço exterior das naves, tanto da Enterprise quanto das demais naves, será substituído pelas imagens computadorizadas. A nova Enterprise, gerada em CGI, será baseada nas medidas exatas do modelo original, com mais detalhes;
2) O visual de abertura, onde a Enterprise e os planetas aparecem na seqüência, será refeito, dando maior profundidade e dimensão;
3) Todos os gráficos da galáxia e de sistemas alienígenas, que são frequentemente vistos através da tela principal e dos painéis, na ponte de comando, serão também refeitos e atualizados;
4) Exteriores, cenas de batalha, planetas e naves de outras raças serão atualizadas;
5) Às cenas de paisagem ao fundo serão adicionadas movimentos, atmosfera e maior intensidade de luz.
Fonte: TrekWeb