A Annual Official Star Trek Convention, realizada nesse final de semana, foi a mais concorrida até agora em razão da comemoração do 40º aniversário da franquia, de acordo com Donna Gregory, correspondente do programa jornalístico NBC News.
Segundo a jornalista, a Creative, que organizou a Convenção de Las Vegas, estima que aproximadamente 20 mil visitantes marcaram presença no Centro de Convenções do Hotel Hilton. “Jornada é certamente mais do que uma série, mais do que um filme”, disse John Wentworth, executivo da CBS Paramount Television, em entrevista a emissora. “É mais do que um leilão, do que um parque temático. Coletivamente, é apenas a franquia de maior sucesso já vista no mundo do entretenimento”, afirmou o executivo sênior.
Estima-se que o faturamento pelo mundo com a franquia chegue a quatro bilhões de dólares, com séries em syndication, DVDs, livros, leilões e vídeo games, sem contar com o parque temático de Las Vegas, Star Trek Experience, que chegou a alcançar a cifra de setenta milhões de dólares.
Na reportagem foram apresentadas entrevistas com algumas celebridades de Jornada, como Jonathan Frakes (Riker), presente na convenção, que teceu comentários sobre o porque do público gostar tanto da franquia. “Indiscutivelmente, a visão do futuro de Gene Roddenberry era a da compaixão, de um mundo do século 24, onde não havia racismo e nem discriminação sexual”, explicou o ator/diretor.
Outro participante do evento, Avery Brooks (Sisko), acredita que Jornada seja uma franquia com uma força comercial que nunca acaba. “A idéia de merchandising (comércio) e video-games, nunca termina. Eu aposto que o negócio de Jornada continua indo longe, mesmo após termos deixado a franquia”, disse o emissário de DS9.
“É inacreditável, todo esse comércio. Você pode vender qualquer coisa aqui e é enorme”, disse Brent Spiner (Data) em relação ao grande movimento de venda dos produtos da franquia.
Por fim, Donna Gregory cita o comentário de Ben Syetkey da Entertainment Weekly’s sobre o próximo filme de Jornada nas mãos de JJ Abrams, “Será algo completamente diferente, respeito às origens da série, reinventado de um modo jamais visto antes. Isso poderá trazer o fenômeno de volta, em grande estilo”, finalizou.
Fonte: TrekWeb