Numa entrevista exclusiva para a revista Star Trek Magazine, o ator René Auberjonois (Odo) falou sobre a série Deep Space Nine e o seu trabalho como Odo. Abaixo, alguns pontos mais importantes da entrevista.
Auberjonois revelou que ainda mantém, até hoje, uma grande amizade com seu colega de Deep Space Nine, Armin Shimerman (Quark). “Eu diria que na vida real, o Armin é provavelmente mais Odo do que Quark”, brincou o ator acrescentando. “A verdade é que nós temos sempre um tipo de competição e pegadinha um com o outro, mesmo estando numa caminhada ou almoçando juntos ou apenas conversando ao telefone. Armin pode ser maravilhosamente sarcástico comigo, o qual acho que era uma das coisas que Odo fazia com o Quark”, disse René.
O ator de Odo acredita que a pesada maquiagem de seu personagem não prejudicou a sua performance na série. “Eu creio que interpretar com uma máscara foi provavelmente mais fácil do que muita gente pensa. Muitas pessoas disseram que elas não entendiam como o Odo poderia ser tão expressivo em termos de emoções quando àquela máscara limitava muito mais do que as grotescas maquiagens dos Ferengis e Klingons, já que ela era tão neutra e inexpressiva em repouso. Mas enquanto nós achamos que todas as nossas emoções são mostradas em nossas faces, por coisas como um sorrindo ou franzindo o rosto, em meus anos de estudo, tenho aprendido que a máscara não esconde emoções. Ao invés disso, ela tende a amplificar as emoções porque a emoção está expressa mais através do corpo, da voz e dos olhos do que através da expressões faciais. As expressões faciais são freqüentemente usadas para esconder o que nós realmente estamos sentindo”, explicou o ator.
Continuando Auberjonois a comentar sobre sua maquiagem. “Então, eu realmente achei que a máscara do Odo me deu muita liberdade. Ela, na verdade, permitiu-me pesquisar profundamente dentro de um nível emocional, que você não consegue explorar quando tem somente sua face para trabalhar”, comentou o ator.
Após o fim de Deep Space Nine, Auberjonois voltou a trabalhar em Jornada, na série Enterprise, interpretando um personagem sem maquiagem. Para o ator essa foi uma experiência muito positiva: “Trabalhar em Enterprise foi uma experiência muito boa”, recorda-se o ator. “Foi particularmente um memorável papel. Foi apenas um dos muitos trabalhos como convidado especial nesses anos. Eu passei um bom período fazendo isso. Enterprise era um set de filmagem muito alegre, muito fácil adorar o Scott Bakula (Archer). Era diferente do set de filmagem de Deep Space Nine, devido à natureza da série e as histórias que nós estávamos contando. A dupla intensidade de Avery Brooks (Sisko) como ator e personalidade teve um maior efeito sobre a série e a atmosfera do set. Enterprise estava em sua primeira temporada quando eu estive lá, de modo que esse maravilhoso tipo de alegria estonteante estava ainda na atuação dos atores”, revelou Auberjonois.
Para Auberjonois, o personagem que interpreta atualmente na série “Boston Legal”, Paul Lewiston, tem uma semelhança com Odo porque os dois são estrangeiros e estão tentando trazer algum senso de ordem ao caos. “Paul está lá, na verdade, para manter todos sob a mesma conduta e moral, ou pelo menos tentar manter. De maneira que eu acho que nunca expressei isso desse modo antes. Há um tipo de similaridade entre ele e Odo”, finalizou o ator.
Fonte: SciFi Pulse