A última edição da revista “Star Trek Magazine” trouxe uma nova entrevista com o produtor Rick Berman, na qual fez reflexões sobre seu trabalho na série Deep Space Nine. Veja aqui alguns dos pontos mais importantes.
Perguntado sobre o tom obscuro usado na série, Berman afirmou que o caminho que seguiu, depois adotado por Michael Piller, foi deliberado. “Creio que foi uma série dark. Todo o propósito do ambiente que escolhemos e as atitudes de certos personagens foram feitos mais sombrios e diferentemente dos de A Nova Geração. Não havia personagens com imperfeições em A Nova Geração, como o Quark ou Odo, ou mesmo Kira. Havia realmente muita ansiedade e conflitos por lá e era o que queríamos. Mas não poderíamos fazer isso com o pessoal da Frota porque era algo que Gene Roddenberry sentia muito fortemente, seria uma coisa pequena para os humanos (já que a Terra vivia em paz). Não, as pessoas da Frota poderiam se unir ao sentimento mais sombrio da série”, explicou o produtor.
Para Berman, cogitou-se desde o início Benjamim Sisko como personagem negro, embora tivessem sido exploradas outras possibilidades. “Nós queríamos um líder afro-americano. Sentimos que seria uma boa coisa. Mas queríamos um ator certo para o papel e se não pudéssemos encontrar um ator com essas qualidades, nós teríamos escolhido um hispânico, ou um branco, ou o que quer que fosse. Nós examinamos atores da Índia, da França, da Bélgica. Testamos atores negros, brancos e hispânicos para o papel, mas nós esperávamos que pudéssemos encontrar alguém que fosse afro-americano e sentimos isso quando encontramos o Avery Brooks”, disse Berman, acrescentando que outros atores negros conhecidos, como Tony Todd (“Candyman”) e James Earl Jones (“Caçada ao Outubro Vermelho”) chegaram a ser considerados para o papel.
Berman destacou que se orgulha da produção de Deep Space Nine e sente que ela tem uma grande importância para a franquia. “A série definitivamente foi distinta das demais. Embora nunca tenha seguido o caminho de A Nova Geração, ela foi, para muitos fãs, um olhar único e especial para Jornada”, finalizou.
Fonte: TrekWeb