Daron Stinnett, produtor executivo do game “Star Trek Online” (que está sendo produzido pela Perpetual Entertainment), falou em entrevista ao site MMORPG.com sobre o que os trekkers podem esperar desse novo jogo multiplayer. Confira aqui os pontos mais importantes da conversa.
Perguntado sobre como fará o equilíbrio entre o universo de Jornada e o mundo dos apreciadores de vídeo game, Stinnett avisou que será um desafio manter inalterados os cânones da franquia. “Esse é um dos maiores desafios de se fazer um RPG. Parte do fascínio por Jornada é o seu realismo. Ao mesmo tempo, nós pretendemos fazer um jogo que seja entretenimento, independentemente do nível de entusiasmo pela franquia. (…) Algumas vezes, este objetivo leva-nos a distorcer ou mesmo quebrar regras estabelecidas em Jornada. Mas, na maior parte, esse nosso duplo objetivo de alcançar o entretenimento, enquanto respeitamos os valores de Jornada, nos levará a encontrar soluções unicamente verdadeiras que satisfaçam as necessidades da licença e consigam avançar no gênero”.
Stinnett disse que a Paramount/CBS, dona da franquia, ajudou no contato com alguns membros da equipe de produção para colaborar no trabalho. “A Paramount, e agora a CBS, tem sido maravilhosa na colaboração. Eles reconhecem que o RPG é um dos melhores caminhos para dar retorno financeiro com a experiência de Jornada e, assim, têm sido muito prestativos. Todos entendem que existem detalhes de Jornada que podem funcionar bem para uma série, mas são desafios para um RPG. E para facilitar essas mudanças, a Paramount/CBS nos colocou em contato com designers da franquia, como Mike Okuda e Andrew Probert (…). Trabalhar com esses rapazes tem sido uma grande experiência e eles estão tão entusiasmados quanto nós em levar Jornada para uma nova direção”, afirmou o produtor.
Para Stinnett, embora os princípios básicos da franquia tenham de ser mantidos, algumas mudanças visuais precisam ser feitas para que se possa adequá-la aos jogos. “Os uniformes são um bom exemplo de uma área onde nós necessitamos desenvolver o visual de Jornada. Esse trabalho no visual ajuda quando você está filmando perto o bastante para fazer dos próprios atores as estrelas da série. Mas para um game multiplayer sabe-se que dar aos jogadores a habilidade de configurar o visual de seu personagem é uma importante parte de qualquer game, tanto quanto é a habilidade de reconhecer à distância a patente do jogador e a sua especialidade. Então, nós temos criado novos uniformes que ainda são reconhecidos como de Jornada, mas com configurações que funcionarão bem em nosso mundo de game”.
Para o produtor, ouvir a opinião dos fãs sobre o desenvolvimento do jogo é muito importante. Ele até se diz aberto a novas idéias. “Jornada é uma franquia poderosa e não é difícil imaginar por que dará em um jogo emocionante. Embora tenhamos uma grande quantidade de material das séries, estamos nos movendo cautelosamente porque sabemos que há um bom tempo para gerar um alto nível de atenção. Nós gostamos de ter uma comunidade de fãs dedicados a discutir nossas idéias. Na verdade, estamos ativamente envolvidos com nossa comunidade trekker. Eles têm sido uma grande fonte de idéias e uma oportunidade para revisarmos sempre os planos. Quando comecei no ano passado, o fórum (do site do jogo) era freqüentado por trekkers conservadores. E tem sido agradável ver que a comunidade cresceu e tornou-se mais diversificada, tanto para trekkers, quanto para apreciadores de jogos”, avaliou.
Fonte: TrekWeb