Na tarde da sexta-feira (21/4), feriado de Tiradentes, o Programa São da allTV, com apresentação de Ralfo Furtado, trouxe uma figura há muito sumida do cenário trekker nacional. Luiz Navarro, presidente da Frota Estelar Brasil, maior-fã clube de Jornada do país e que há alguns anos está estagnado.
No programa, Navarro explicou alguns dos motivos pelos quais a Frota Estelar Brasil praticamente desapareceu, e não trouxe muitas esperanças quanto ao futuro do fã-clube, que já levou quase 3 mil pessoas ao Palácio das Convenções do Anhembi quando trouxe George Takei, o Sulu, ao Brasil em 1996.
“A tecnologia suplantou a Frota”, explicou o presidente. “Quando entramos no mercado, em 89, até os filmes de Hollywood demoravam um ano para estrear no Brasil”, ressalta Navarro, querendo dizer que atualmente qualquer um baixa episódios pela internet, há os DVDs, etc. Naquela época, conseguir episódios inéditos de Jornada era uma das tarefas mais árduas que o fã poderia tentar fazer.
E onde está o clube? Por que esse sumiço? “Depois da vinda do Leonard Nimoy para a Convenção Spock, em 2003, nós demos uma parada para reformulação. E até hoje não saímos da reformulação”, brinca. Planos para uma futura convenção até existem. “A Paramount do Brasil tem conversado com a gente para tentar fazer alguma comemoração para os 40 anos de Jornada, em setembro. Mas não tem nada confirmado. Eu gostaria de realizar um evento, nem que seja pequeno. Mas absolutamente nada está certo.”
Navarro falou sobre o site do clube, que há alguns anos não ganha atualizações, mas que no mês passado passou a apresentar um aviso em sua capa prometendo novidades. “O site está em reformulação. Há um rapaz na Espanha, o Daniel, que está trabalhando para colocar o site completo no ar. Isso deve acontecer em uns 15, 20 dias”, explica o presidente, também conhecido como “almirante” Navarro dentro da hierarquia do clube.
Os fãs sempre especulam se um dia veremos Bill Shatner, o Kirk, por aqui. Navarro deixa claro: “William Shatner tem sua série de TV, “Boston Legal”, e não estará disposto e nem tem agenda para vir ao Brasil participar de uma convenção, por mais que eu queira. Já conversei com ele ao telefone no passado, mas não há chances”.
E o próprio Luiz não dá sinais que está disposto a voltar à rotina de antes, quando a Frota Estelar estava no auge. “Tenho uma filhinha de 3 anos para cuidar. Sou professor de cursinho, dou aula no Objetivo. Hoje, eu sou professor a maior parte do tempo. Antes, era fã de Jornada a maior parte do tempo e trabalhava de vez em quando”, explica, deixando claro qual é sua prioridade nos dias atuais.
Para entrar em contato com o presidente da Frota, o e-mail é luizncc1701a@yahoo.com.br.