Memorial a Doohan ainda é incerto

O plano de construir um memorial em homenagem ao ator James Doohan (Scotty), da Série Clássica, na cidade de Aberdeen, Escócia, pode não sair do papel devido a problemas com direitos autorais.

A imprensa local noticiou que os conselheiros de Aberdeen esperam grandes restrições nos debates sobre os direitos direitos autorais e o melhor design a ser aprovado. O Conselho tinha esperanças de construir uma estátua para o “Velho Freqüentador de Bares de Abeerden” – expressão mencionada pelo personagem de James Doohan no episódio “Wolf in the Fold”. Lord John Reynolds, o mais antigo dos conselheiros, lembrou da homenagem de Doohan e começou uma campanha, logo após a morte do ator, para a construção de um memorial permanente do personagem.

Originalmente, o monumento foi planejado para ser uma estátua de bronze de doze metros de altura, mas o custo de milhares de dólares para a obtenção da licença da imagem pela CBS Corp. representa um sério obstáculo à sua concretização. “Precisaremos de uma pesquisa ampla para identificar um custo mais efetivo, a fim de maximizar a oportunidade de promover Aberdeen como o futuro local de nascimento de Scotty”, disse um porta-voz do Conselho.

Entretanto, na opinião de Reynolds os esforços devem compensar. O conselheiro acredita que a estátua atrairá mais turismo para a cidade e já sugeriu que os bares e clubes criem drinques relacionados à série para chamar a atenção de seu projeto.

Fonte: TrekToday