O ator Jeffrey Combs (Shran), da série Enterprise, em entrevista recente a revista Star Trek Magazine, falou sobre seu trabalho na última série de Jornada e seu pensamento sobre o futuro da franquia. Aqui alguns pontos mais importantes.
Jeffrey Combs, que já interpretou vários personagens nas séries DS9 e Voyager, disse que adorou interpretar uma raça importante que nunca foi realmente explorada a fundo pela franquia, “Eu amei Shran. Adorei sua abordagem. Amei a noção de condução dos Andorianos na série, como eles começaram em Jornada, a partir da Série Original, com suas grandes e grossas antenas e seu penteado albino estilo Beatles. Eu vi os Andorianos como orgulhosos e uma espécie de raça reprimida, porque a ficção científica é sempre uma metáfora dos dias de hoje ou de ontem e pelo que ocorre no mundo. Estes Andorianos tem profundos sentimentos de injustiça e uma certa raiva por isso. Então, interpretando Shran, eu tomei o pequeno Jimmy Cagney (ator conhecido por fazer personagens gângsters) como idéia central e, felizmente, isso agradou o pessoal”.
Combs ficou muito impressionado com o que a quarta temporada de Enterprise ofereceu e estava agradecido com a importância de seu personagem no arco Romulano, “Eles chamaram de arco Romulano. Eu preferia que mudassem. Foi uma espécie de arco dos Andorianos, porque terminou em Andoria e nós exploramos um pouco a cultura Andoriana. Eu achava que isso era um tipo de coisa, nestas séries, que deveria ter sido trabalhada um pouco mais. E creio que estas coisas poderiam ter dado um resultado diferente, se, no início de Enterprise, eles tivessem esse tipo de retorno à exploração de muitos personagens familiares, raças e planetas. Isto é, quando Jornada está no seu maior sucesso, é quando começamos a adicionar essas pessoas e coisas”.
Com relação ao cancelamento de Enterprise, Combs lamentou, mas não crê que seja o fim da franquia, “Jornada tem estado em atividade por cerca de 40 anos. Enterprise não desenvolveu o que ela merecia, mas não creio que isto seja o fim da franquia. Haverá mais filmes. Haverá mais séries. Talvez as pessoas tenha tido o bastante dela por hora, mas existe alguma coisa em Jornada que será sempre especial, que as pessoas sempre a amarão, e quando chegar o tempo certo, quando a fome pelo seu retorno vier, ela voltará”, disse confiante o ator.
Fonte: TrekWeb