O ator da Série Clássica George Takei (Sulu), numa entrevista exclusiva ao site Frontiers, fala sobre seu novo trabalho na peça Equus e a decisão de assumir publicamente sua homossexualidade. A seguir, alguns pontos importantes dessa entrevista.
Falando ao Frontiers, Takei disse sobre sua revelação sexual. “Isto é o que eu sou (homossexual). E pelo jeito, não vou me deixar ficar constrangido”.
Takei disse que o veto do governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, contra a liberação dos casamentos homossexuais foi um dos motivos da decisão de tornar pública sua preferência sexual. “Isso é algo que me fez meditar por muito tempo. Eu estava pensando em dividir isso com a mídia, mas a mídia é uma criatura ingovernável.”
O ator, que tem sido defensor dos direitos civis em Los Angeles, explicou que se sentia como vítima de segregação sexual e que decidiu que poderia interpretar um personagem com essa finalidade. “Destes constrangimentos que nós temos, a mentalidade segregacionista, é muito forte, mas isso é tão destrutivo quanto à segregação racial foi para o Sul (dos EUA), ou com a prisão como se nos olhassem como um inimigo. Foi o caso dos japoneses americanos, durante a Segunda Guerra Mundial”, uma experiência na qual Takei esteve intimamente familiarizado, acrescentando, “É a mesma mentalidade. Eu acho que preciso endereçar esses debates como eu sou”.
Takei também falou sobre seu sentimento de vergonha, na infância, de sua herança étnica: “E então, quando você percebe que tem uma diferença de foco em sua vida, isto é, que os outros rapazes estão interessados em você, você começa um tipo de encobrimento”, dizendo ainda que quando ficou mais velho, ele pôde entender que este sentimento de vergonha era certo e inevitável, então começou a freqüentar eventos gays. “E você começa a perceber que isso é ‘normal’, para mim.”, disse o ator.
Takei conheceu seu companheiro, Brad, em um grupo gay, e disse que enquanto sua mãe entendeu e aceitou sua preferência sexual, seus parentes não têm estado tão receptivos a isso. “Brad e eu temos estado juntos por 18 anos. De modo que tenho estado ‘aberto’ (a conversar com os parentes), mas não faço pressão, é mais um longo, longo caminho a seguir que começou com um corredor muito estreito”, disse o ator de Sulu.
A peça Equus, na qual Takei está trabalhando, é ressonante com as experiências de sua vida. É sobre um paciente adolescente e um psicanalista que luta conta idéias atuais sobre normalidade e obsessão, revelando ainda: “Eu vi essa peça em Londres, no National Theatre e adorei. Meu colega de Jornada, Leonard Nimoy, interpretou esse personagem na Broadway. Esse personagem lamenta-se de sua “eterna timidez” e desenvolve uma grande compreensão de mim mesmo”, finaliza Takei.
A peça Equus estará em cartaz no dia 20 de novembro no David Henry Hwang Theater em Los Angeles. Após a revelação de Takei, com certeza a platéia e a mídia em cima da peça deverão crescer substancialmente.
Fonte: TrekWeb