O filme paródia de Jornada “Free Enterprise”, lançado em 1998, terá uma continuação e o diretor e roteirista dessa segunda produção, Robert Meyer Burnett, pretende ter os famosos atores da Série Clássica, Willian Shatner (Kirk) e Leonard Nimoy (Spock) trabalhando juntos novamente. “Nós temos ainda que nos aproximar do Sr. Nimoy, mas Shatner disse que poderá estar no filme”, disse Burnett em entrevista ao site israelense Starbase 972.
Burnett, que também foi diretor do primeiro filme, disse que não gostaria de trabalhar sem Nimoy. “Eu não gostaria de trabalhar sem ele. No script original, Nimoy encontra Shatner no topo do monte Masada, em uma base secreta, estudando para ser rabino. Ele tenta levá-lo de volta para os EUA, mas, para isso, o ortodoxo Nimoy enfrentará Shatner numa batalha para ver quem sabe mais sobre as escrituras do Velho Testamento. Se Shatner vencer, ele (Shatner) ficará para terminar seus estudos e se afastará para sempre do mundo real. Se Nimoy vencer, arrastará Shatner de volta a Las Vegas para participar da cerimônia de casamento de Rob no show “Star Trek Experience” da cidade.
Perguntado se teria como base alguma cena de Jornada, o diretor disse que essa será uma espécie de inversão da experiência de Spock com o ritual do Kohlinahr no primeiro filme da franquia para o cinema, no qual Shatner assumiria o caminho do vulcano. “Estou terminando de escrever a cena na história. A vida de Mark e Rob (personagens principais do filme) mudou. Eles deixaram aquele ímpeto, quando amigos, basicamente, e estão infelizes com o que se tornaram. Então Shatner desaparece misteriosamente e os personagens procuram o único que conhece Shatner melhor que eles, fãs, Sr. Leonard Nimoy. Daí, os três se juntam para A Procura de Shatner”, disse o diretor se referindo ao título do terceiro filme de Jornada no cinema.
Sobre a situação da franquia, Burnett, como fã de Jornada há muito tempo, se diz desapontado. “Jornada agora parece mais sobre anomalias temporais do que sobre qualquer relacionamento para o corrente estado do mundo. Mesmo o filme First Contact (que foi bem produzido), foi apenas sobre a continuidade de Jornada e não realmente teve muito a ver com a condição da humanidade”. Mas, mesmo com a série Enterprise cancelada, Burnett tem a certeza que a franquia trekker retornará.
Fonte: TrekToday