O diretor Robert Wise, lembrado por clássicos de Hollywood como A Noviça Rebelde (The Sound of Music) e Amor Sublime Amor (West Side Story), morreu na última quarta-feira em Los Angeles. Não foram divulgadas as causas do falecimento de Wise, que acabava de completar 91 anos. O diretor é o responsável também pelo primeiro filme de Jornada para o cinema, Jornada nas Estrelas – O Filme
Wise morreu quando sua família estava em San Sebastián, cidade espanhola em cujo festival o diretor seria premiado pelo conjunto de sua carreira.
A carreira de Wise começou cedo, ao lado de seu irmão no departamento de contabilidade dos estúdios RKO, um dos grandes da época e ouro de Hollywood.
De lá ele passou à montagem de alguns dos melhores filmes da época, especialmente Cidadão Kane, junto a Orson Welles, pelo qual obteve sua primeira indicação ao Oscar.
No entanto, foi como diretor que ele conquistou a fama, com trabalhos como Quero viver (I Want to Live!), que valeu candidaturas ao Oscar tanto para ele quanto para a protagonista, Susan Hayward, que acabou levando a estatueta.
Suas grandes obras, com as quais finalmente ganharia duas vezes o Oscar, foram os musicais A Noviça Rebelde e Amor Sublime Amor.
Com a morte de Wise, vai-se o único membro que continuava vivo da equipe de Cidadão Kane, considerado por muitos o maior filme de todos os tempos.
Fonte: Agência EFE