Burton diz adorar especulação na ficção científica

“O que acontece se…” são palavras que LeVar Burton (La Forge) acredita que levam a ficção científica a um lugar à parte de outros gêneros de literatura. “Quando nós contemplamos o ‘se…’, alguma coisa é possível”, disse o produtor em recente entrevista.

Falando ao site TheFandom.com, em entrevista com a atriz Chase Masterson (Leeta, esposa de Rom em Deep Space Nine), Burton disse que acredita que nós temos celulares hoje porque uma criança viu o capitão Kirk abrir o seu comunicador na TV e cresceu para se tornar um designer, que desenvolveu um dispositivo “mais comum hoje que torradeira”.

Fã de ficção científica desde criança, que define como “o corpo da literatura que eu gravitei além do que qualquer outro”, achava contudo que era raro encontrar pessoas negras como heróis. “A visão de Gene Roddenberry do futuro era aquela onde eu era bem vindo”, observou Burton. “Ao ver Nichelle Nichols (Uhura) na ponte da Enterprise original, dizia a mim mesmo: quando o futuro vier, haverá um lugar para você”.

Ele se considera extremamente feliz por ter conseguido um papel na série A Nova Geração, na qual seu personagem era mais notado pelo visor que usava do que pela cor de sua pele. “Eu sou muito agradecido por ter crescido e me tornado parte da evolução de uma lenda e do espírito de Jornada… eu sou um fã”, revelou Burton. “Eu adoro Jornada”.

O ator contou que sentimentos similares trouxeram sua amiga Whoopi Goldberg (Guinan) para a série. Ela lhe disse que adoraria estar em A Nova Geração, “puramente por causa de seu desejo e sua conexão emocional com a visão de Gene”. Quando Burton aproximou-se de Rick Berman com a proposta, o produtor executivo pensou que fosse uma brincadeira de Goldberg. “Mas ela sente tanto quanto eu”, disse, em referência ao entusiasmo por Nichols e pela ideologia da Série Clássica. “A idéia do IDIC, Infinitas Diversidades em Infinitas Combinações, foi algo que nos atraiu enormemente”.

Burton disse que a parte mais interessante de sua experiência em Jornada foi encontrar com autoridades como o general Colin Powell e o cientista Stephen Hawking nos sets de A Nova Geração. “Para mim, era sempre agradável descobrir quem era um fã. Isso simplesmente me fazia vibrar”.

Atualmente, Burton está de férias com a família, mas revelou que trabalha num projeto baseado nas histórias da Marvel Comics, que a princípio se chamará “The Golden Leopard” (O Leopardo Dourado). Focará uma heroína negra nunca vista antes.