Jornada nas Estrelas perdeu mais um de seus heróis. James Doohan, ator que intepretou o fazedor de milagres Montgomery Scott na série original, morreu no início desta manhã, aos 85 anos.
Segundo a agência de notícias Associated Press, Doohan morreu às 5h30, em sua casa em Redmond, Estado de Washington, nos Estados Unidos. Sua esposa de 28 anos, Wende, estava a seu lado. A causa da morte foi pneumonia e mal de Alzheimer, segundo o agente e amigo do ator, Steve Stevens.
O ator já estava doente havia vários anos. Mas sempre se dedicou ao contato com os fãs e se aposentou do circuito de convenções apenas no ano passado. Em 2004 ele também recebeu uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood.
O canadense Doohan nasceu em 3 de março de 1920, em Vancouver, Columbia Britânica. Ele lutou no exército canadense durante a II Guerra Mundial e participou da invasão da Normandia no “Dia D”. Foi lá que ele perdeu um dedo da mão direita. Depois da guerra, ele passou a atuar no rádio e depois começou a participar de peças teatrais e filmes. Especialista em imitar sotaques estrangeiros, acabou escalado por Gene Roddenberry para interpretar o engenheiro-chefe da Enterprise, após demonstrar seus talentos vocais escoceses.
Doohan deixou quatro filhos de sua primeira esposa, Janet Young, dois com sua segunda esposa, Anita Yagel, e três com sua última esposa, Wende Braunberger. Sua filha mais nova, Sarah, nasceu apenas cinco anos atrás.
Doohan é o segundo ator da Série Clássica a nos deixar. O primeiro foi DeForest Kelley (Leonard McCoy), em 1999.