A última edição da revista TV Zone publicou uma entrevista com o ator de Enterprise John Billingsley (Dr. Phlox), o qual fala sobre o final da série e o seu cancelamento. Aqui alguns pontos mais importantes.
Perguntado sobre como se sentiu a respeito do cancelamento disse, “A não ser que eu esteja totalmente maluco, eu duvido que o cancelamento fosse uma surpresa para qualquer um de nós. Creio que havia um sentimento de resignação sobre todos nós durante a continuação desta temporada, mas isto certamente não afetou a qualidade do trabalho de qualquer um. De fato, ironicamente, foi a nossa melhor temporada. Nós conseguimos a quarta temporada porque seria permitido a Paramount vender a série para o syndication. Uma vez que este objetivo fosse alcançado, pareceu altamente improvável para mim que isto fosse continuar. Ainda assim, o humor geral no cenário permaneceu muito alegre até o fim das filmagens. Eu devo dizer que eu gostei das pessoas com quem trabalhei e não vou perder contato com eles”.
Billingsley disse que gostou do arco “Demons” e “Terra Prime”, “Em parte porque eu senti como se eles batessem contra o modelo padrão (estabelecido em Jornada). Uma coisa que sempre me incomodou em Jornada é este conceito que um dia nós iremos nos tornar melhor do que humano. Eu me lembro disto em “Broken Bow”. Eu achei ser um tema levemente insidioso em Jornada, e algo que é também exacerbadamente otimista ou arrogante. Este arco duplo teve pessoas da Terra comportando-se cruelmente, tolamente e com preconceito. Estranhamente, isso para mim foi como uma brisa de ar fresco…você nunca será capaz de erradicar completamente o impulso de ódio em algumas pessoas. Você pode, contudo…pôr um cabresto (controlar) em tal comportamento. Isto é o melhor que nós podemos fazer”.
Quando perguntado sobre sua opinião a respeito do episódio final “These Are the Voyages…”, disse, “Ingenuamente, eu desejei por um episódio final em duas partes. Isto teria permitido um pouco mais de abertura para a história. Então isso poderia não ser, em minha opinião, um episódio tão parado quanto o que os fãs esperavam”.
Continuou Billingsley, “Para mim, pessoalmente, não houve um grande trabalho para o Dr. Phlox nesta história. Eu preferia ver alguns dos personagens de Enterprise com maior oportunidade de terem suas próprias histórias contadas um pouco mais. Mas o que podemos fazer, então?”.
Fonte: TrekWeb