A última edição da revista inglesa Star Trek Magazine apresenta nova entrevista com o produtor executivo de Jornada, Rick Berman, que rebate as críticas sobre a série Enterprise e fala da produção ainda em desenvolvimento do semi-improvável décimo primeiro filme de Jornada para o cinema. Aqui alguns pontos mais importantes, a seguir.
A maioria dos fãs, segundo a revista, acredita que a queda de audiência da série teria sido por causa da qualidade do produto. O que Berman não concorda. “É engraçado, porque as pessoas sempre dizem como a primeira temporada foi boa. A terceira e quarta temporadas foram boas. Se você voltar no tempo a olhar, a segunda temporada, era muito, muito cheia de bons episódios. Na verdade, alguns dos meus episódios favoritos são da segunda temporada.”
Berman admite que ele e a produção descobriram a audiência desencorajada e contrariada de modo que não puderam ser capazes de trazer seus telespectadores de volta na terceira e quarta temporadas, e sente que Enterprise perdeu audiência por causa das quatro séries antecessoras, que estavam passando ao mesmo tempo em syndication, embora ele sinta que a queda na audiência já havia começado a partir do filme “Nêmesis”. “Eu não acredito que isto seja o resultado da qualidade da série. Os executivos da Paramount e todos envolvidos com o filme estavam chocados por ele ter arrecadado dois terços em relação ao último filme (“Insurreição”). Eu não acho que houvesse alguma coisa a haver com o fato de “Nêmesis” ser qualitativamente diferente dos filmes anteriores. Creio que é tudo parte da mesma síndrome, a qual tem algo a haver com a erosão da audiência e o fato que após setecentos e alguns episódios e dez filmes, as pessoas estão se afastando”. Completando Berman, “cada uma de nossas séries tem suas antecessoras para competir. Enterprise estava no ar, mas há um mercado em que A Nova Geração, Deep Space Nine, Voyager e a Série Clássica estão todas passando como numa competição.”
Sobre os rumores que houve da série continuar, mas transferida para uma emissora a cabo como a Sci-Fi Channel, por exemplo, disse Berman: “Infelizmente, os custos de nossa série são maiores do que a das outras séries. Muitas das séries são produzidas no Canadá. E muitas destas séries são produzidas com orçamento não muito maior do que metade do nosso. Eu creio que para continuar com nossa série (Enterprise) num nível de produção que nós mantivemos, e para manter esses atores, seria provavelmente proibitivo fazer numa TV a cabo. Mas isso certamente seria possível. E a resposta está com os poderosos da Paramount que parecem sentir que o tempo é para dar as coisas um descanso.”
Quando perguntado sobre a produção do novo filme de Jornada, com um novo elenco e escrito por Erik Jendresen, disse: “Creio que se este filme for feito, ele certamente não ficará pronto no próximo ano. Se ele ficar pronto, será em dois ou três anos. Acho que esse intervalo para uma nova e fresca produção com todo um diferente visual seria bom.”
Em relação a projetos que não de Jornada, disse Berman: “Eu tenho um número de coisas que estou trabalhando. Já tenho um projeto com o Brent Spiner (Data), no campo criativo próximo ao campo da ação. Mas nós veremos o que o futuro dirá.”
Fonte: TrekWeb