A emissora CNN, em seu programa de TV chamado Showbiz Tonight, aproveitando a semana final de Enterprise, trouxe vários convidados famosos da franquia de Jornada em entrevistas exclusivas. Os atores George Takei (Sulu) e Anthony Montgomery (Travis) foram os primeiros entrevistados. Outras personalidades como os atores e diretores Levar Burton (La Forge) e Robert Picardo (Doutor), o produtor Brannon Braga e o ator de Enterprise Dominic Keating (Reed) também estiveram presentes e deram suas opiniões sobre seus trabalhos em Jornada.
Alguns pontos mais importantes da entrevista dos atores-diretores Levar Burton (La Forge) e Robert Picardo (Doutor) a seguir.
Perguntado se Jornada poderia deixar as pessoas interessadas na exploração espacial, disse Picardo: “Meu envolvimento com Jornada resultou num envolvimento com uma maravilhosa organização chamada Planetary Society, que com fins não lucrativos encoraja nossa exploração do espaço e a busca por inteligência extraterrestre. Eu encorajo todos a acessarem o site dessa organização que tem alguns cientistas e engenheiros engajados nessa aventura e que agradecem a Jornada por inspirarem eles, quando jovens, para o interesse espacial.”
Completa Burton: “Eu estava na NASA semana passada. E o Bob está certo. Todas as pessoas estão bastante excitadas sobre o que nós fazemos, e é algo bizarro, porque, você sabe, nós adoramos essas pessoas que dão suas vidas para tornarem real o que eles apenas imaginam destas coisas que fazemos na TV.”
Perguntado se teve alguma dificuldade em interpretar um médico em Voyager, disse Picardo: “As cenas de emergência médica em Jornada, o drama dessas cenas, foram realmente tão excitantes quanto as que eu interpretei na série “China Beach” (no Brasil chamado de “Centro Médico”) anos atrás, porque há algo inerentemente dramático na vida e na morte de uma situação médica.”
Perguntado sobre o que achava da miscigenação em Jornada e a inspiração que a atriz Nichelle Nichols (Uhura) deu ao ator Anthony Montgomery, disse Burton: “Acho que finalmente aqui está uma versão do futuro que inclui pessoas que se assemelham a mim. Não é segredo que há muitos lá fora que nos vêem representados em Jornada e sentem conforto nisso. Mae Carol Jemison foi a primeira mulher americana descendente de africanos que tornou-se uma cientista primeiramente e depois uma astronauta a viajar ao espaço, por causa destas imagens de Nichelle Nichols na ponte da Enterprise. Eu acho que é impossível subestimar o valor da inspiração desta franquia, porque Jornada, por um logo tempo, tem respondido as grandes questões. E o mais importante disto é uma palavra – Se – Se nós vivêssemos num mundo ausente de racismo, discriminação sexual, preconceito de qualquer tipo? Se nós fossemos capazes de criar um futuro que incluísse todos igualmente? Não é uma coisa
ruim para se contemplar.”
Alguns pontos mais importantes da entrevista com o produtor de Jornada Brannon Braga e o ator de Enterprise Dominic Keating (Reed). Perguntado como se sente sobre a noite do fim de Enterprise, disse Brannon: “Bem, para começar gente, é um pouco frustrante. Nós estamos pesarosos de vê-la terminar, mas como um dos atores já disse sobre a série, tudo que é bom dura pouco ou pelo menos dura um pausa. Nós encaramos isso como uma pausa na franquia. Não há dúvida que ela voltará em algum ponto.”
Perguntado sobre qual momento foi mais marcante em todo o seu trabalho nos 15 anos de Jornada, disse Brannon, “Bem, isso é uma grande questão. Eu olho assim – Eu acho que meu primeiro dia e hoje são momentos memoráveis. Eu nunca pensei que eu poderia estar envolvido com alguma coisa global e enorme por um longo tempo e eu também nunca pensei que iria terminar. Quando você está envolvido com algo por tanto tempo, você começa a tomar isso como um privilégio, e nós já tivemos um grande sucesso, mas nos dias de hoje, você sabe, veio uma chamada de alerta. Todas as séries de TV, em algum ponto, precisam descansar ou se afastar por um tempo. E parece ser isso que está acontecendo com Jornada.”
Perguntado sobre qual seria o melhor capitão de Jornada em sua opinião, respondeu Brannon: “Oh, por favor. Tem de ser o capitão Kirk. Ele é o capitão da série original e não há nenhuma dúvida que é ele. Ele é o melhor dos capitães, ou pelo menos, o mais memorável porque foi o primeiro. Embora eu sempre fui parcial com Picard, Janeway, que não foram ruins. Não faça isso comigo. Eu conheço esses atores.”
Perguntado sobre o que faria de diferente se pudesse voltar para o início de Enterprise a fim de fazê-la durar sete anos, disse Brannon: “Isso é muito interessante porque era muito comum perguntarem – o que faz Jornada ser tão popular e duradoura? – Agora a mais freqüente pergunta que as pessoas têm me feito nos últimos seis meses é – por que Jornada vai terminar? – Eu não tenho uma resposta fácil para você. Nós poderíamos ter tomado algumas decisões criativas diferentes para a série no início, de modo a mantermos o conceito, mas é muito difícil dizer sobre esse ponto. Me dê alguns meses.”
Esse final de série ainda deixará uma porta aberta para o futuro de Jornada? Respondeu Brannon: “Sem dúvida. Eu quero dizer que este último episódio de Enterprise é um híbrido de duas diferentes séries. É absolutamente sentimental para várias séries. Nós queremos deixar a audiência com o sentimento de querer mais.”
Perguntado sobre o que ele e o elenco de Enterprise estão fazendo agora depois de terminadas as gravações, disse Keating diretamente de Londres: “Bem, eu e meus colegas do elenco estamos ajudando a lançar o DVD, o primeiro box-set da primeira temporada da série. Vai haver uma grande convenção de Jornada aqui (em Londres) neste final de semana, tem a Comic Media Expo. Quatro de nós estão vindo para estes eventos.”
Perguntado sobre qual a sua primeira lembrança de Jornada, disse Keating, “Eu ficava muito admirado com as multicoloridas camisas quando apareceram na TV pela primeira vez, a de Spock em particular. Eu me lembro que eu não tinha nenhuma idéia de porque era azul. Foi um estouro para mim. Eu encontrei com o George Takei (Sulu) recentemente numa convenção em Jornada (a FedCon, na Alemanha). É um cara muito amável e foi muito bom encontrar com ele. Foi uma grande honra encontrar com ele e com o Leonard Nimoy (Spock) neste evento na Alemanha (Fedcon) e nós ficamos no mesmo palco juntos. Foi, você sabe, um destes momentos mais brilhantes para mim.”
Como você e o elenco se sentiram quando estiveram nos sets de filmagens pela primeira vez? Disse Keating, “Eu estava na primeira gravação do piloto (“Broken Bow”) que foi feita para lançar a série. E eu lembro de dar o primeiro passo na ponte de comando e pensar comigo mesmo por um pequeno segundo – ‘Grandioso’ – você sabe? E tudo continuou. É uma vergonha que tenha terminado, um pouco prematuramente para nós, todavia foram quatro grandes anos”.
Qual o seu personagem de Jornada favorito além do seu? Respondeu Keating: “Oh, certamente, da série original, minha primeira escolha, provavelmente é o próprio Kirk, o capitão. Acho que quando jovem, você sabe, eu devo ter tornado modelo para mim mesmo as suas escapadas heróicas e suas mulheres vestidas de chiffon. Depois dele, então deve ser o Spock.”
Você acredita que haja vida inteligente no universo? Disse Keating: “Bem, eu já ouvi dizer que o universo é um lugar muito, muito vasto e seria um desperdício de espaço se não houvesse, então eu provavelmente acredito nisso.”
Se a viagem no tempo fosse possível, onde você iria e o que faria? Disse Keating: “Eu viajaria de volta no tempo. Eu estudei muito, na escola, o século 16 e gostei muito de todo o período heráldico (dos brasões), dos reis e rainhas da Inglaterra, o rei Henrique VIII em particular.”
Fonte: TrekWeb