O produtor-executivo de Jornada, Rick Berman, negou recentemente para o site SciFi Wire as afirmações de Scott Bakula (Archer) de que Enterprise foi originalmente pretendida ser o próximo filme da franquia.
“Eu acho que talvez, quando o Scott pegou o emprego como o líder de uma Enterprise alguns anos atrás, havia a probabilidade da próxima série durar sete anos, como as outras duraram, e que era bem provável que poderia se tornar o próximo filme da franquia, mas agora parece que não será o caso. Mas, não creio que tenha havido qualquer discussão formal negociando com a produção de Enterprise”, desmente o chefão da franquia.
Scott Bakula disse, durante a festa de despedida do elenco da série, que sempre foi idéia da tripulação de Enterprise participar do próximo filme de Jornada, mas as pessoas da Paramount que estavam interessadas nisso foram embora do estúdio.
O produtor executivo de Jornada acredita que o declínio nos índices de audiência, que levaram a série ao cancelamento, foi devido à super-saturação da franquia na TV e no cinema e especificamente apontou os efeitos danosos das reprises sobre novos projetos. “Eu acho que nós nos encontramos em competição com nós mesmos. Enterprise em muitos mercados estava competindo contra reprises… tanto de emissoras a cabo quanto syndication… das séries anteriores, A Nova Geração, DS9 ou Voyager. E acho que após 18 anos e 624 horas de Jornada a audiência começou a ter uma pequena queda, e creio que tivemos muito haver com isso. Acho que se você der uma olhada no último filme que fizemos, “Nêmesis”, que eu ainda acredito que foi um bom filme, conseguiu dois terços de comercialização em relação aos filmes anteriores. Então acredito, outra vez, que é um outro exemplo de que a franquia precisa de um pequeno descanso.”
Berman disse que ele quer dar a franquia um descanso, e ele mesmo não está certo se estará num possível novo projeto de Jornada. “Existe muita melancolia conectada com o fim de Enterprise. Por outro lado, e eu creio que eu posso falar por Brannon Braga (co-produtor executivo), nós estamos procurando escrever e produzir novas coisas que levarão nossas carreiras para positivas direções. Até a próxima seqüência de Jornada, acho que é muito cedo para dizer”, conclui Berman.
Fonte: TrekToday