A última edição da revista Star Trek Magazine traz uma nova entrevista com o produtor de Jornada Rick Berman em que o chefão fala sobre o novo filme para cinema. A seguir, alguns pontos importantes da entrevista.
Com toda essa turbulência na Paramount e na Viacom, Jornada ainda é considerada uma franquia que deve seguir na TV ou no cinema?
Berman: “Eu não sei o que é considerado, para ser honesto com você. Acho que poderia ser considerada uma potencial franquia para TV em algum lugar no futuro. Existe um projeto de filme, que está em desenvolvimento, de maneira que acho ser provavelmente percebido desse modo, também.”
Tem sido comentado que com o chefe de novos filmes da Paramount, Brad Grey, a idéia é pôr Jornada para descansar por uns poucos anos, incluindo a idéia da produção desse suposto filme. A produção desse filme continuará?
Berman: “Bem, isto é um completo absurdo. Não tem havido nenhuma discussão sobre este projeto ser posto em banho-maria ou ser acelerado, que eu tenha conhecimento. O projeto está andando conforme o planejado, nós estamos no início da história e nos estágios de scripts, e absolutamente nada mudou. Eu também li em algum lugar que o conceito (de Jornada) estava sendo jogado fora e que eles estavam pedindo por alguma coisa diferente, nada disso é verdade. Este filme não está desenvolvendo o caminho que outros filmes desenvolveram. Está seguindo por um processo de desenvolvimento, e se o filme vai ser feito depende da qualidade do script e um número de outros fatores. Agora é questão de desenvolvê-lo e ver o que os poderosos (da Paramount) pensam sobre ele.”
Você disse no passado que este filme será muito mais ambicioso e diferente do que qualquer coisa já vista em Jornada. O que você quer dizer com isso?
Berman: “Eu diria que este filme será maior no campo de ação do que qualquer coisa que nós já tenhamos visto previamente.”
Este filme envolverá um elenco de inclinação mais jovem?
Berman: “Sim, envolverá.”
Todos pensavam que o filme fosse pós-Enterprise, mas existem rumores agora de que seria pré-Enterprise. Você pode nos dar alguma luz sobre isso?
Berman: “Eu realmente não quero comentar sobre isso ainda”.
Você acha que a série sendo cancelada poderia potencialmente resultar neste projeto de produção de um filme a ser considerado como mais importante?Poderia ser a próxima coisa a carregar a tocha?
Berman: “Eu não acho que ninguém esteja realmente olhando por este modo. Eu não acho que as pessoas estejam dizendo – Agora é nossa vez de carregar a tocha – Existe um filme de Jornada em desenvolvimento e baseado em como as histórias terminam e como os scripts terminam, e isto será considerado e decidido igual a qualquer outro projeto de filme.”
Então, otimistamente falando, se este projeto de produção do filme tiver sinal verde, nós podemos não ter de esperar por cinco anos para ver a nova encarnação de Jornada?
Berman: “O potencial está lá para isto acontecer. Obviamente, da concepção para realização de um filme leva pelo menos uns dois anos.”
Qual você imagina será o seu envolvimento com Jornada para o futuro?
Berman: “Eu preciso de tempo para pensar sobre isso. Eu não estou realmente pronto para comentar e nem eu acho que eu estou mesmo pronto para tomar qualquer decisão pessoal sobre isso. Após 18 anos, eu preciso um pouco mais de tempo para determinar meu futuro. Eu certamente estarei indo me envolver em outro projeto, assim como fez o Brannon (“Treshold”) e o Manny no próximo ano fará “24 horas” e assim por diante. Mas eu não tenho certeza exatamente qual será o futuro de Jornada, ou qual minha futura conexão com ela poderá ser.”
Você disse que Enterprise era cara demais para ser movida para uma emissora a cabo que pudesse salvá-la. Isto é verdade?
Berman: “Para uma série ser prática numa emissora a cabo ou no mercado syndication de hoje, diferente de um mercado de syndication há dez anos, ou quando a WB ou a UPN era as duas emissoras de ponta, significaria fazê-la por menos da metade do que está nos custando agora. Creio que seria impraticável. Eu também acho que o estúdio quer dar a Jornada um descanso, como eu disse, pelo menos para a TV agora.”
Algo acontecerá no 40º aniversário de Jornada, no próximo ano?
Berman: “Eu não estou ciente da nada, mas eu diria que vocês podem esperar que alguma coisa será feita. O estúdio sem dúvida reconhecerá a importância do evento.”
Rick, olhe em sua bola de cristal e nos diga o que você acha que o futuro nos conduzirá em Jornada? Está morta, ou apenas em hibernação para uma reintrodução maior para o mundo nos próximos anos?
Berman: “Acho que Jornada é parte da nomenclatura e cultura americana. Creio que não há nenhum modo de alguém considerar que ela está morta. Ela, talvez, tenha estado um pouco superexposta por uns 10 anos, e estará tendo um merecido descanso. Quando ela voltar, eu tenho esperança que retornará revigorada e diferente, e haverá uma audiência esperando por ela.”
Fonte: TrekWeb