Jornada XI será grande e arrebatador, diz Berman

Como já foi publicado no TB, a última edição da revista Star Trek Magazine apresentou uma entrevista com o produtor de Enterprise Rick Berman, que falou sobre os seus sentimentos sobre o cancelamento da série e o último episódio. Agora apresentamos a segunda parte dessa entrevista, em que Berman fala mais um pouco sobre o cancelamento e dá detalhes exclusivos do episódio final, “These Are the Voyages…” e do provável filme Jornada XI.

Você sabe qual a razão do cancelamento de Enterprise?

Berman: “Nós (ele e Dawn Ostroff, presidente da UPN) conversamos mais sobre procedimento do que razão. Eu acho que quando uma série de TV é cancelada você tende a não dizer o motivo. Não há realmente nenhum motivo. A resposta foi obviamente que a audiência continuou declinando. Eles decidiram nos avisar logo ao invés de deixar para mais tarde e ficarmos sem ver Enterprise em 2005 de repente.”

Então presumo que você tenha recebido a notícia primeiro, disse depois ao Brannon Braga, que foi quem informou a equipe?

Berman: “Mais ou menos. Brannon foi comigo, quando Dawn nos chamou à noite e nos deu a notícia. Depois informamos ao elenco e a produção de manhã.”

O elenco ficou chocado, mas não surpreso, estou certo?

Berman: “Chocado, mas não surpreso é uma definição correta. Você sabe, muitas pessoas de nossa equipe como o supervisor de figurino (Michael Westmore), o produtor de design (Herman Zimmerman) e o supervisor de produção (Peter Lauritson), são pessoas que estão trabalhando conosco há 18 anos. Outras têm trabalhado há 16 anos. Isto é completamente sem precedente na televisão. Essas profissões na TV são profissões itinerantes, as pessoas tendem a trabalhar dois anos numa série e depois irem embora atrás de outra. Quando você tem pessoas que estão crescendo profissionalmente com você e trabalhando juntos por quase duas décadas é mais difícil aceitar as notícias.”

Qual tem sido o melhor episódio da quarta temporada para você?

Berman: “É uma questão difícil. Eu acho que “Observer Effect” está entre os meus favoritos. Vários de nossos atores interpretaram personagens que não aqueles que eles normalmente interpretam, porque eles estavam tomados pelos aliens. Isso foi feito de tal maneira, dirigido e interpretado tão bem, que sabemos a personalidade (organiano ou humano) que um dado ator estava interpretando no momento, sem que ele tivesse dito. Foi um episódio muito inteligente e me fez ficar feliz por ter os escritores Reeves-Stevens a bordo.”

Você tem um longo contrato com a Paramount. Se e quando o estúdio decidir que é hora para Jornada descansar, quanto interesse você teria em capitanear uma outra nave?

Berman: “O que você sabe? Isto é uma coisa que eu e você podemos conversar por seis meses. Eu preciso de um pouco de tempo para pensar sobre isto.”

Existe todo o tipo de rumor flutuando em volta da produção de Jornada XI. O que realmente está acontecendo?

Berman: “Bem, qualquer rumor que você ouve é mais do que eu sei. Literalmente não há absolutamente nenhuma diferença do que quando nós falamos tempos atrás. Existe o projeto. Está em seus estágios iniciais de desenvolvimento e felizmente um script estará se materializando nos próximos poucos meses. Mas ainda é muito cedo para se falar sobre isso. Dê-me uma idéia dos rumores que você está ouvindo. Estou curioso.”

Supondo que a Paramount tenha posto um fim no conceito de Academia da Frota e tenha pedido a você para começar tudo outra vez, mas com uma idéia nova…

Berman: “Isso é totalmente fictício, totalmente fictício. Não há absolutamente nenhuma verdade nisto, nem em parte.”

Quanto do que está acontecendo com Enterprise tem efeito na próxima produção?

Berman: “A produção não tem nenhuma forma diferente do que já foi produzido. Isso de modo algum afeta, nem de um modo e nem de outro.”

Se você pudesse fazer um filme de Jornada de sua escolha, qual filme poderia ser?

Berman: “Bem, eu gostaria de cruzar meus dedos e dizer que poderia ser esta história em desenvolvimento para o proposto futuro filme. Será uma grande, arrebatadora história lidando com personagens todos novos e lidando com um incidente muito específico e um período de tempo. Isto verdadeiramente impõe um grande orçamento e um grande sentido de oportunidade, e eu estou esperando que este projeto se concretize.”

Fonte: TrekWeb