A última edição da revista inglesa Star Trek Magazine, apresenta uma entrevista com o produtor de Enterprise, Rick Berman, que fala sobre o cancelamento da série e sobre o episódio final. Alguns pontos mais importantes.
Berman confirmou os rumores de que o episódio final de Enterprise foi escrito por ele e por Brannon Braga ano passado, quando eles pensavam que a série estava sendo cancelada. O script foi produzido no fim da terceira temporada, mas foi ressuscitado nesta temporada. “Quando nós sentamos e criamos a história para este episódio, nós fizemos com o sentimento de que havia uma boa chance da série não continuar, mas depois houve a possibilidade de que ela poderia seguir. E nós escrevemos em conseqüência disso”, disse Berman.
Sobre o cancelamento da série e o episódio final, com o título de “These Are the Voyages…”, ele disse, “Quando a série é cancelada, você não fica pensando em termos de ser ressuscitada. Se eu fizesse um pedido amanhã dizendo para que isto tudo foi uma grande brincadeira, nada mudaria as coisas. Não seria bom, se nós estivéssemos destruindo a nave e a tripulação. É algo muito especial, um episódio único, um tipo de episódio que nós nunca realmente havíamos feito antes”.
Berman lamenta por ele ter sido incapaz de desenvolver dois dos personagens regulares da NX-01, “Eu desejava que nós tivéssemos tido tempo para desenvolver os personagens do Anthony Montgomery (Travis) e da Linda Park (Hoshi). Você basicamente precisa focar seus personagens principais e algumas vezes isto acontece em detrimento de alguns muito talentosos atores, que tiveram poucas cenas cruciais na série”.
Quando perguntado sobre o que virá no DVD da primeira temporada de Enterprise, que será lançado em breve no mercado, disse, “Brannon Braga e eu fizemos um comentário para o piloto de “Broken Bow”, e isto foi muito agradável de fazer. Eu sei que eles estavam lançando uma proposta de pôr juntos muitos adicionais no DVD, mas eu não sei se a proposta foi já finalizada”.
Fonte: TrekWeb