Durante a Convenção em Pasadena, Grand Slam XIII, o produtor executivo e os roteiristas de Enterprise, Manny Coto, Mike Sussman, Andre Bormanis, Judith and Garfield Reeves-Stevens, revelaram sobre o abortado episódio produzido para o retorno do capitão Kirk na série.
“Nós conversamos sobre fazer um episódio do Universo Espelho desde o início da quarta temporada”, disse Coto, “Mas então tivemos a possibilidade de pegar Willian Shatner (Kirk). Coincidentemente, o casal Reeves-Stevens (que trabalhou junto com Shatner em várias histórias para Jornada) eram uma dupla de escritores que eu desesperadamente queria trazer para a série. E eles, tiveram um idéia para o universo espelho em dois episódios que produziriam o retorno de Will Shatner.”
De acordo com várias reportagens no ano passado, Shatner tinha falado sobre a idéia da história sobre o capitão Kirk, que ele lançou para a Paramount e que foi bem recebida. Os escritores de Enterprise, Reeves-Stevens revelaram na convenção qual seria essa idéia.
“A idéia era que o Campo Tantalus (mencionado em “Mirror, Mirror” da série original) não era um desintegrador, era uma maneira humana de lidar com prisioneiros, enviando-os de volta no tempo para uma colônia penal de alta segurança”, explicou Garfield Reeves, “a Enterprise NX-01 iria a colônia, onde Tiberius Kirk (a versão alternativa) estaria lá. E Tiberius Kirk pensa: “Finalmente, uma nave com um transportador. Eu posso voltar ao meu próprio universo, em meu próprio tempo”. Ele basicamente vai a NX-01 pega o transportador, e se lança a nave de volta ao universo espelho – mas o universo espelho não existe.”
“Isso não foi criado ainda”, disse Judith Reeves.
“Então Tiberius e Archer trabalham juntos para descobrirem onde é o ponto de divisão entre os universos, qual ponto em que divide um do outro. E como resultado, Tiberius e Archer, juntos são responsáveis pela criação do universo alternativo”, disse Garfield.
Manny Coto confirmou que Shatner lançou essa idéia para ele, na época. Brannon Braga e Rick Berman adoraram, mas Berman lançou um conceito alternativo, o qual foi produzido por Mike Sussman.
“Shatner seria o “Chef” – um ancestral de Kirk”, disse Sussman, “Nós descobriríamos, que em algum ponto no futuro, o real Kirk estaria com problema, foi tirado da história. E Daniels se mostraria, e teria a atenção de Archer e do Chef – a quem, claro, se pareceria com Willian Shatner – e diria, “Você (Chef) tem de ir para o futuro e personificar o capitão Kirk em algum ponto da cerimônia”. Isto foi só o começo.”
“Nós lançamos estas idéias ao Shatner e houve um longo silêncio”, disse Coto. Após isto, as negociações do estúdio com Shatner ficaram ruins, mas eles ainda queriam um episódio com o universo espelho, que veio mais tarde em duas partes, “In a Mirror, Darkly”.
Fonte: TrekWeb