Dias antes do cancelamento de Enterprise, J. Michael Straczynski, produtor e criador da série “Babylon 5” e mais conhecido como JMS, enviou uma mensagem aos fãs de Jornada através de seu site pessoal, clamando para que fizessem um lobby na Paramount para a produção de uma nova série de Jornada com ele e seu colega Bryce como produtores executivos.
Mas, após a notícia do cancelamento, JMS desculpou-se dizendo que uma fonte confiável disse a ele que a Paramount daria uma parada na franquia por um ou dois anos, e não haveria nenhuma maneira de Jornada retornar nesse período. Como ele havia recebido a oferta de produzir uma outra série para 2006, disse que resolveu aceitar o convite.
A seguir, alguns pontos principais da primeira mensagem deixada no site de JMS.
Na mensagem, Straczynski confessa que ele e Bryce são fãs de Jornada e que as séries não seguiram a série original. “Bryce Zabel (que atualmente é o chefe da Television Academy e foi o produtor e criador de “Dark Skies”) e eu dividimos uma coisa em comum. Ambos somos fãs de Jornada há um longo tempo, desde os seus primeiros dias, e sentimos que as seqüências futuras não estavam seguindo os padrões da série original. Eu dou como exemplo A Nova Geração, que foi belissimamente trabalhada, e foi por muitos caminhos genuínos da série original porque Gene ainda estava por lá vigiando sua criação e execução. Os episódios foram, na maior parte, mais sobre tecnologia do que como descreveu William Faulkner sobre “o coração humano em conflito consigo mesmo”. Sim houve exceções, mas no geral isto se tornou mais e mais aparente com a passagem dos anos. O qual foi o motivo de, com freqüência, ter ficado insatisfeito com as histórias, e demonstrei isso abertamente, porque eu sentia que eles não seguiam o que Jornada foi criada para ser. Eu não peço desculpas por isso, porque isto foi o que senti como fã de Jornada.”
“Isto foi a razão de ter a presença de Majel (Roddenberry) em “Babylon 5″, para eu enviar uma mensagem – Que eu acredito no que Gene criou.”
Mais adiante, JMS critica a direção da série Enterprise. “Quando Enterprise caiu em audiência, as pessoas envolvidas sacudiram os ombros e descreveram como “fadiga da franquia”, foi a frase deles, não minha. Eu não acredito nisto nem um segundo. Nem o Bryce. Existe uma tremenda fome por Jornada lá fora. Apenas Jornada tem de ser feita *certa*.”
JMS diz que ele e Bryce haviam escrito uma série inteira sobre Jornada e enviado para a Paramount em 2004. “No ano passado, Bryce e eu sentamos e nós mesmos escrevemos uma série para o retorno as origens de Jornada. Para reiniciar o universo de Jornada. Nós fizemos totalmente por nossa conta, pagando o preço de nossa paixão pela série. Nós produzimos um arco completo de cinco anos. Mas quando veio a hora de entregar a Paramount, o esforço veio a parar por causa de “considerações políticas”, que foi explicado para nós como não desejando ofender os que estavam no comando. Vejam, se alguém não gosta da história, não quer comprá-la, tudo bem. Mas quando as “considerações políticas” são a base… não analisam corretamente.”
Por fim, JMS clama aos fãs de Jornada para o ajudarem a fazer nova série, “… se vocês querem ver uma nova série de Jornada, que é a exata criação original de Gene, guiado por mim e pelo Bryce, com histórias desafiadoras, temas contemporâneos, exploração sólida, e a infusão de alguns de nossos melhores e mais brilhantes escritores de ficção, então vocês precisam fazer as pessoas da Paramount saberem disso…”
Fonte: TrekWeb