Embora o cancelamento tenha sido anunciado, a série deve continuar, pelo menos para os episódios restantes. Como mencionado anteriormente no TB, “In a Mirror, Darkly” será o próximo arco duplo, após o arco dos Klingons e mais um episódio solo (“Affliction”, “Divergence” e “Bound”), cuja história se passará no universo espelho.
A segunda parte de “In a Mirror, Darkly” foi escrita por Mike Sussman, que também escreveu a primeira parte desse arco.
Como dito anteriormente, na primeira parte do episódio, o Jonathan Archer alternativo e sua tripulação querem abordar a USS Defiant, nave desaparecida em “The Tholian Web” da série original, que está a deriva em território tholiano, mas enfrentam a oposição do capitão Forrest, capitão da NX-01 alternativa, que se recusa a ir contra as ordens da Terra Imperial. Então Archer e parte da tripulação começam a preparar um motim.
No final da primeira parte, o interior da USS Defiant será mostrado, onde foram reproduzidos os sets da ponte de comando, corredores, e engenharia da Série Clássica, em todos os seus detalhes.
Para a segunda parte, mais seções da nave serão mostradas, ao estilo da Série Clássica, incluindo vários tubos Jefferies horizontais e diagonais, a sala de recreação com os replicadores, o quarto do capitão, e a sala de reuniões. Mas não somente sets da série original foram reproduzidos, os uniformes usados por Kirk & cia. também estarão presentes.
Na segunda parte da história, Archer, T’Pol, Tucker, Reed, e Mayweather entram na USS Defiant em trajes espaciais EV tradicionais da série Enterprise (só que de cor cinza). Em conseqüência disso os Tholianos usam sua arma, “a rede tholiana”, para incapacitar a NX-01 alternativa e destrui-la. Isso deixa Archer e os outros a bordo da Defiant, somente com os trajes EV. Ao se familiarizarem com os instrumentos e fazer funcionar o suporte de vida, vestem os uniformes existentes na nave.
Isto põe Connor Trinneer (Trip), Dominic Keating (Reed) e Anthony Montgomery (Travis) nos uniformes do estilo clássico vermelho e Scott Bakula com uma túnica verde, muitas vezes usadas por Kirk (no episódio “The Doomsday Machine”, por exemplo). Já Jolene Blalock (T’Pol) usa uma blusa azul e uma mini saia, como usado pela personagem da Série Clássica Christine Chapel.
Quando Blalock apareceu pela primeira vez no set de filmagem, Bakula disse: “Vocês encurtaram o material da saia da Jolene? Que Deus abençoe os anos 60”.
Linda Parker (Hoshi) permanece vestida com o macacão azul da NX-01 (embora ela será vista algumas vezes de lingerie, já que será a mulher do capitão) e John Billingsley (Dr. Phlox) continuará vestindo sua túnica (agora preta) como de costume. Ambos e outros sobreviventes, escaparão da destruição da NX-01, em módulos de fuga que serão recebidos pela Defiant.
Então todos os outros estarão vestidos de macacão azul e uniforme de MACOs (os que restaram). O próprio Mike Sussman aparecerá numa cena do episódio como um tripulante da USS Defiant morto no corredor, usando um uniforme vermelho (um famoso “red shirt”).
Nostalgia pode ser a palavra exata desse episódio, mas nada foi fácil para a produção reproduzi-lo. As portas deslizantes, abrindo-se com aquele som característico e o turbo elevador foram os maiores desafios. Um dos técnicos da produção ficava atrás das portas duplas acionando um mecanismo para abrir ou fechar, e o assistente do diretor dava o sinal de “abra” quando o ator se aproximava da porta. A idéia inicial era de que o ator deveria dar uma pequena pausa ao se aproximar da porta. Mas muitas vezes o tempo de sincronismo não dava certo, e o ator acabava indo de encontro à porta fechando. Talvez eles mostrem esses erros algum dia, mas alguns disseram que Dominic Keating (Reed) foi o que mais “sofreu”.
Embora parte do episódio se dê no interior da Defiant, já que a NX-01 será destruída no final da primeira parte do arco, outra nave classe NX será lançada em perseguição a Archer, a Avenger, sob o comando do almirante Black (que assume o comando quando o capitão foi morto), interpretado por Gregory Itzin, que já fez o capitão vulcano Sopek em “Shadows of P’Jem”, e terá como oficial de ciências o vulcano Soval, interpretado pelo mesmo ator, Gary Graham, Soval terá papel importante nesta segunda parte do arco.
Outros alienígenas também aparecerão em “In a Mirror, Darkly – part 2”. Na Avenger teremos um Andoriano, e uma fêmea de Órion como oficiais da ponte de comando. Na Defiant, Archer captura um escravo Tellarita e procura por escravos dos Tholianos, incluindo espécies novas.
Dos aliens famosos da série Clássica, teremos a presença dos Tholianos, e de um reptiliano Gorn chamado Slar, capturado pela Defiant sob o comando de Archer, entre outros escravos.
O Gorn não tem nenhuma intenção de cooperar com os humanos, de maneira que ele causa destruições pela nave. Esse Gorn se move mais rápido e é mais flexível e feroz que o da série Série Clássica no episódio “Arena”. Assim como os Tholianos, o Gorn será produzido em CGI, ou seja, por computação gráfica.
“In a Mirror, Darkly” estará repleto de efeitos visuais, como a reconstituição do visual exterior da nave classe Constitution, que terá uma aparência levemente mais nova que a nave de Kirk e com mais detalhes. Também veremos os Tholianos criando sua famosa rede.
Após “In a Mirror, Darkly – part 2” teremos mais dois episódios para o término da série. Este episódio está agendado para ir ao ar em 22 de abril pela UPN, enquanto que o episódio final acontecerá dia 13 de maio.
Fonte: StarTrek.com