O site oficial de Jornada publicou, na sua primeira reportagem de 2005, um artigo sobre o episódio “Divergence”. O episódio estará num arco Klingon de duas partes, começando com “Affliction” e aventurará uma explicação para a famosa mudança na aparência Klingon entre a Série Clássica e o começo dos filmes no cinema.
“Archer descobrirá que Phlox (raptado na primeira parte do arco) está localizado dentro do território Klingon, então (a Enterprise e a Columbia) seguirão numa perigosa jornada nesta direção”, diz a reportagem. “Todavia, Phlox decide cooperar em pesquisar a aflição que está dizimando a população Klingon. Como no episódio anterior, nós começaremos a ver o começo de uma nova linhagem de Klingons, do tipo testa lisa, vistos na série original da era do capitão Kirk.”, diz o site.
O ator John Schuck (o embaixador Klingon de Jornada nas Estrelas IV – A Volta para Casa) retornará como “Antaak”, um cientista Klingon com quem Phlox vai trabalhar, assim como a atriz Ada Maris como “capitã Hernandez”, o ator comediante James Avery como o general Klingon “K’Vagh” e Terrell Tilford que aparecerá como “Marab”, o “Klingon testa lisa-tipo 2”. Aparecerão pela primeira vez na série os atores Wayne Grace (o governador Torak em A Nova Geração) que será o comandante da Frota Klingon “Krell”, e Kristin Bauer (Lydia Meyerson de “Dark Angel”) como “Laneth”, uma fêmea Klingon-tipo 2. O episódio foi dirigido por Dave Barrett e escrito pelo casal by Judith e Garfield Reeves-Steven.
A maioria dos sets da NX-01, exceto a ponte de comando que foi ligeiramente modificada, foram usados para as cenas da NX-02 Columbia.
John Billingsley (Phlox) gastou a maior parte de seu tempo de filmagem no set do laboratório Klingon, com Schuck e Avery. Wayne Grace aparecerá numa cena comendo um “delicioso” gagh.
Segundo a produção, a cena que mais trabalho deu foi a da NX-02 Columbia indo em socorro da Enterprise, que está sem motor de dobra ou mesmo de impulso, e numa arriscada manobra tentará transferir toda a tripulação com roupas EV da Enterprise para a Columbia através de um cabo fixado entre as duas naves (o transporte está inoperante e entrar com nave auxiliar é impossível).
“Divergence” irá ao ar dia 25 de fevereiro de 2005.